terça-feira, 1 de março de 2011

Taberna Cética/Skeptics in the pub II

Do you like this post?



Autor: Daniel Oliveira

No próximo dia 22 de março, teremos mais um "Skeptics in the Pub" (ou Céticos de Botequim ou Taverna Cética) em Porto Alegre!

O evento é uma replicação de um fenômeno mundial, agora conhecido pela sigla SitP: um encontro informal, tipicamente organizado em bares ou similares, que congrega céticos e racionalistas dispostos a conversar e beber, mais ou menos nesta ordem.

Não há uma fórmula pronta, mas a maioria dos SitP começa com uma palestra ou bate-papo, seguido de uma seção de perguntas e respostas e então, preferencialmente, muitas horas livres no bar.

O primeiro SitP que se tem notícia ocorreu em Londres em 1999, organizado pelo "London Skeptics in the Pub" (Céticos de Botequim Londres), um grupo que atualmente realiza reuniões periódicas com centenas de pessoas em cada edição.



Em Porto Alegre, a primeira edição ocorreu em 2009 e a segunda, organizada pelo pessoal do Coletivo Ácido Cético, teve quase 500% de crescimento em número de participantes :-) em relação à primeira. Embora provavelmente em ritmo menos alucinante, temos indicativos para imaginar que o evento deve continuar crescendo!


3o Porto Alegre Skeptics in the Pub

Quando? 22 de março de 2011, terça-feira, às 20h

Onde?

Santíssimo Bar
R. Lima e Silva, 888.
Cidade Baixa
Porto Alegre -RS.

Quem?
O evento terá a presença do Prof. Renato Z. Flores (médico geneticista da UFRGS) e de Eli Vieira (presidente da LiHS) falando sobre Homeopatia e o desafio [;10^{23};].

O evento é uma iniciativa conjunta do Coletivo Ácido Cético e do Bule Voador.

Notas do CAC: vejam também o anúncio no Bule e como foi o primeiro SitP organizado pelo CAC.

Atualização (24/3/2011): as fotos estão disponíveis aqui.

14 comentários:

Winry-Senpai-Sensei-Sama disse...

Já to lá!!

Daniel Oliveira disse...

Só uma atualização: não há mais problemas de limite de idade para entrada no 3o Taberna Cética / Céticos de Botequim / Skeptics in the Pub Porto Alegre.

Um dos motivos de mudarmos de bar foi justamente não barrar a entrada de ninguém por causa de idade e agora no "Santíssimo/Santinho", céticos de qualquer idade serão muito bem vindos!

Abraços,


Daniel

Claudio Reis disse...

O pessoal do Adaga (http://adagadeoccam.blogspot.com/) e colaboradores confirmam presença! Abraços

Anônimo disse...

Coletivo Ácido Cético o que aconteceu com a segunda temporada ?

Estamos esperando com muita expectativa !
abraço a todos.

Jeferson Arenzon disse...

Estamos aguardando a confirmação da rádio sobre se o programa foi ao ar ou não ontem, como estava combinado. Já temos 8 programas gravados para esta segunda temporada (o primeiro é sobre ciência e mágica, com o mágico Kronnus. Acho que ficou bem legal.

Quanto ao SitP, deixem seus nomes completos para colocarmos na lista que isenta do pagamento da entrada (só não pode ser muito em cima).

Celso Renato disse...

Pena que eu more em Taubaté, São Paulo. Quando visitar o RS quero visitá-los. Estou ouvindo agorinha o último episódio da primeira temporada. Espero que a segunda venha rápido. Abraços a todos, mas em especial para meu xará, Renato Flores, que "desce o sarrafo" sem dó nas pseudociências...

Jeferson Arenzon disse...

Descobri ontem que houve um problema de comunicação entre nós e rádio e o programa acabou não indo ao ar. Hoje devemos resolver tudo (em princípio, acredito, será na próxima segunda). Eu coloco um aviso no twitter...
Abs,
Jeferson

Unknown disse...

Eheheheh

Houve algum outro critério para a escolha do bar senão o que eu percebo como ironia jocosa com seu nome?

Adorei.

Espero que o chopp bom tenha sido outro critério!

Legal que o Eli vai.

Tche, precisa reservar/"investir" num ingresso ou é só chegar??

Jeferson Arenzon disse...

A todo(a)s interessados em participar: enviem com urgência seus nomes completos para a Juliana (jupaukowski@gmail.com) para colocarmos na lista que isentará de pagamento da entrada. Se o nome não estiver na lista também não tem problema, é só chegar (aí paga entrada, mas é baratinho)...

lkflçanflçknlçfjaloçfjwçlijoiwja disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jeferson Arenzon disse...

feito Vitor!

lkflçanflçknlçfjaloçfjwçlijoiwja disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jeferson Arenzon disse...

O post foi atualizado com as fotos tiradas pelo Daniel.

IsraLins disse...

Galera, tô acompanhando a "balada cética" só via internet, mas o próximo concurso federal que farei no SUL com certeza será em POA só pra ter o prazer de conhecê-los.
Um abraço de um ouvinte que atravessa o Pantanal semanalmente escutando o Fronts