quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O metrô virtual da ciência, razão e espírito crítico

Do you like this post?
Inspirado nos diagramas topológicos do metrô de Londes desenhados por Harry Beck em 1931, muito mais esclarecedores que mapas topograficamente precisos, Crispian Jago nos traz um belísimo Mapa da Ciência, Razão e Espírito Crítico (imagem ampliada da figura ao lado) em seu blogue "homônimo" (e cujo subtítulo é "Waving a Shitty Stick at Irrational Nonsense"). Vale a pena passear o cursor sobre o mapa e ler as associações e escolhas que ele fez. O que são as zonas tarifárias no mapa original, corresponde ao século de cada conjunto de cientistas, e as investidas inter e multidisciplinares são representadas como estações de transbordo (duas ou mais estações conectadas por passagens também subterrâneas).

Um deleite!


Christian Jago já nos havia trazido pérolas (geralmente humorísticas) do ceticismo militante,s, como as historietas do Sr. Crédulo e do Parque Cético, o Baralho Cético, o Fluxograma de Alternativas da Medicina Alternativa, a Tabela Periódica dos Absurdos Irracionais (que existe traduzida de verdade), entre outras. Ele chegou mesmo a fazer um diagrama-metrô semelhante para as idas e vindas de Dr. Who, uma verdadeira façanha whovie.

Um trabalho imperdível, portanto. Material de primeira!


4 comentários:

Chico disse...

Adorei a tabela periódica das tolices. Às vezes penso que os céticos estão numa batalha perdida para tantos absurdos, sobretudo porque a grande mídia está sempre os promovendo. A Rede Globo já fez escola na divulgação de médiuns e curas sobrenaturais. Quase acredito na grande conspiração midiática espírita nos moldes da folclórica conspiração sionista estadunidense. Mas é mais plausível a simples busca pelo lucro pelo fato de que histórias de fantasmas e magia vendem bem.

Na última Istoé há uma enorme reportagem sobre um médium goiano em que o único tom de descrédito é dado por uma minúscula citação descontextualizada do James Randi, somente para dar um ar de imparcialidade. O médium é retratado como o herói nacional das curas, que não cobra pelas consultas, só pelos medicamentos. São 50 reais de placebo fitoterápico para dois mil visitantes semanais. Quanta generosidade!

Jeferson Arenzon disse...

Eu li essa matéria e fiquei indignado pelo mesmo motivo (uma única linha para o Randi). E ainda há gente que critica o "Fronteiras da Ciência" por não apresentar o "outro lado"...

Chico disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Chico disse...

Certamente o Randi convidaria, ou já convidou, o médium para se submeter a um teste e ganhar prêmio de um milhão de dólares. A Istoé deveria ter falado nisso. Claro que o sujeito não aceitaria. Para que se arriscar se ele já ganha o valor do prêmio com apenas quatro meses de 'trabalho' vendendo seus superfaturados passifloras 'energizados'?