terça-feira, 14 de maio de 2013

Criatividade em grande escala: o Laboratório Nacional de Luz Sincrotron

Do you like this post?
No Fronteiras da Ciência desta semana, o entrevistado é Gustavo Azevedo, colega do Instituto de Física com longa passagem pelo LNLS - Laboratório Nacional de Luz Sincrotron, instalação única na américa latina* e grande conquista da ciência brasileira. Saiba o que é a luz sincrotron (saiba mais lendo aqui) e quais os seus usos.

Não deixe também de ouvir o programa complementar a este em que fizemos um registro histórico com o prof. Carlos Alberto dos Santos relatando as desventuras do primeiro cíclotron brasileiro, assunto de recente artigo seu.


(*) entre sua inauguração, em 1997, e 2007, quando entrou em funcionamento o Sincrotron australiano, o LNLS era único equipamento deste tipo em todo o hemisfério sul!

Para saber mais:

Um comentário:

Chico disse...

Não compreendi perfeitamente a necessidade de um sincrotron. Pelo que captei, este equipamento emite originalmente luz branca, que é colimada e filtrada por dispositivos ópticos para ingressar nos experimentos. O que ele produz de mais importante que a luz solar que chega até nós naturalmente? Tem a estrutura temporal da luz (pulsos), o espectro mais amplo (até o dos raios gama) e a polarização controlada. Mas é só isso? Esses atributos são tão importantes assim? O que mais minha compreensão deixou passar?