segunda-feira, 20 de maio de 2013

O mar de Dirac, ou a estética na matemática e física

Do you like this post?

Nesta segunda, o Fronteiras da Ciência aborda em O Mar de Dirac*, a obra de um dos mais importantes físicos do século XX, Paul Adrien Maurice Dirac. A convidada de honra é a física teórica Fernanda Steffens.

Um dos vários jovens gênios da explosão da teoria quântica nos anos 20-30, introduziu novos enfoques matemáticos que revolucionaram conceitos e permitiram descobertas inesperadas - como a existência do pósitron e da antimatéria - numa época que as únicas partículas conhecidas da física eram o elétron e o próton! Entenda como Dirac chegou a sua "Equação do Elétron", um verdadeiro monumento à elegância, síntese e abrangência, como poucas vezes se viu em toda a história da ciência!

Escute o podcast do programa que foi transmitido pela Rádio da Universidade no último dia 20 de maio.


Para saber mais (e se divertir mais ainda):

    • Uma apreciação global e sintética da obra do Dirac aparece aqui;
    • Histórias e lendas divertidas sobre Dirac;
    • Equação de Dirac (Wikipedia em inglês);
    • Há dois artigos simples e legais sobre a dedução da equação do elétron, que são este, muito bom e claro, e este, com citações das "interpretações" tiradas dos próprios papers originais;
    • Vale também a pena ler a palestra do Prêmio Nobel dele (de 1934, logo após a confirmação da existência do pósitron e 5-6 anos após os papers "proféticos" que anteciparam a antimatéria):

    Além disso, temos as seguintes registros audiovisuais:

    Caso queira saber mais sobre a história pessoal e científica de Dirac, leia esta excelente biografia escrita por Graham Farmelo:

    E por fim a pérola musical:


    Homenagens:



     

    (clique nas figuras, elas também levam a algum lugar interessante)

    (*) Programas gravados em 22/02/2013. Como dois dos 4 partyicipantes falaram pelo Skype (Fernanda de São Paulo e Marco da Alemanha), a qualidade do som pode não ser a melhor de todas, mas a qualidade conceitual do material trazido neste programna deve compensar isso.

    Nenhum comentário: