Mostrando postagens com marcador Série Cosmos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Série Cosmos. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Cometa Cosmos completa primeira órbita em 9 de março!

1980 foi um dos poucos anos, daquela fantástica era em que engatinhamos para fora do berço e começamos a explorar o sistema solar, no qual nenhuma sonda espacial foi lançada, nem pelos EUA, nem pela então URSS. Mas foi neste ano que outro tipo de lançamento mudou a história da popularização da ciência: a série Cosmos foi ao ar, invadindo os lares de milhões de famílias, marcando definitivamente as mentes de milhares de futuros...cientistas. No Brasil exibia-se na Globo, no final das noites de domingo, sempre depois do "Fantástico". Na saudosa dublagem de Herbert Richards (não mais disponível), resultou em pelo menos 13 segundas-feiras de muito sono na escola (ou na Universidade), mas, mesmo assim, de pura euforia e imaginação.


Em 9 de março, o cometa Cosmos completa sua órbita elíptica de 34 anos e passa mais uma vez na Terra: estréia na TV Fox nos EUA a nova série Cosmos: Uma Odisséia pelo Espaço e pelo Tempo, apresentada por Neil deGrasse Tyson, que promete deixar marcas tão ou mais profundas quanto o velho Carl. No último treiler lançado em janeiro, dá para "ouvir" um pouco mais este grande divulgador.

No Brasil, estreará na quinta, dia 13, às 22h30 e INFELIZMENTE apenas no canal de TV a cabo NatGeo, pago, por supuesto.

LEIA MAIS!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Um Feliz Dia Sagan a tod@s!


Hoje à noite olhe o céu estrelado escutando Bach/Debussy/Ravel/Elgar/Satie. Aproveite para rever capítulos de Cosmos ou assista Contato de novo bebendo seu vinho favorito, em sua melhor companhia. Escute a trilha sonora da série Cosmos (mais detalhes aqui) ou escute esta seleção aqui, #585 de Hearts of Space. Escute qualquer música cósmica!

Hoje é a terceira edição do Dia Sagan e ele simplesmente não pode passar em brancas nuvens...





ouça Carl Sagan no
Fronteiras da Ciência
desta semana!




LEIA MAIS!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Aos 30 anos de COSMOS

A série Cosmos foi produzida e veiculada pela televisão pública norte-americana KCET/PBS em 1980, tendo sido a série de divulgação científica mais popular da história da televisão mundial, assistida por mais de 500 milhões de telespectadores em mais de 60 países. Cosmos estreou exatamente em 28 de setembro de 1980. Seus 13 episódios trouxeram o mais avançado conhecimento científico da época ao alcance de todo e qualquer público, que assim descobriu não só o que jazia literalmente "oculto" na torre de marfim da academia, mas também aqueles que são maiores valores advindos do fazer cientíifico, um disciplinado espírito crítico, a abertura para o escrutínio público e uma apaixonada e insaciável curiosidade acerca do mundo.

O programa foi redigido, produzido e estrelado por Carl Edward Sagan (09/11/1934 – 20/12/1996), astrônomo e bem-sucedido divulgador da ciência, que se destacou como um dos pioneiros da nova disciplina da astro/exobiologia que ajudou a erigir. Sagan atuou em todas as missões interplanetárias da NASA até sua morte, com destaque para as missões Viking ao planeta Marte (1976), e Galileo, a Júpiter (1995-7). Foi autor de mais de 20 livros científicos, de popularização e de promoção do ceticismo crítico e do método cientifico, além de ter legado cerca de 600 artigos entre técnicos e de popularização. Faleceu precocemente há 14 anos atrás, em 20 de dezembro de 1996, vítima de pneumonia, uma complicaçõa do câncer que enfrentava. Sagan, além das notáveis contribuições científicas e tecnológicas que fez, foi uma personalidade única que inspirou e influenciou gerações de cientistas em todo o mundo. Cosmos, que hoje - 28 de setembro de 2010 - celebra os 30 anos de sua estréia na televisão, foi o veículo definitivo dessa inigualável mobilização intelectual que marcou a vida de tantos de nós.

Eu sou um dos que podem dizer que teve sua carreira influenciada fortemente poelo trabalho de Carl Sagan, em particular, pelo seu ganhador do Pulitzer, "Os Dragões do Eden", o livro que me fez abandonar a física (e a astronomia) e vir para as neurociências, sem receios. Sem falar em outros trabalhos notáveis como "A Conexão Cósmica", "Marte e a Mente do Homem", "O Cérebro de Broca", "Murmúrios da terra", "Contacto" (sua única Novela, depois filmada) e "O Mundo Assombrado pelos Demônios". Cito só alguns textos, mas nenhum dos que li deixou de me marcar, desde o clássico "Os Planetas", de 1962, até os textos póstumos.

Nem preciso falar do impacto que a série Cosmos teve em minha formação pessoal. Desafio a tod@s que relatem suas experiências. As minhas, já abri.

Esta é, enfim, uma celebração necessária, pois Sagan era um GRANDE comunicador, um eloquente pensador, dono de um texto conciso, contundente e a mesmo tempo extremamente poético. É por isso que sua obra não envelhece nem suas antecipações tornam seus livros e filmes obsoletos. Sagan atingiu a grandeza dos que compreenderam a razão última da paixão mamífera humana, a sede de saber. Escutá-lo ou lê-lo é sempre comovente e arrebatador: vejam, por exemplo, isto ou, expecialmente isto. Para alguns apontamentos biográficos breves mas tocantes, recomendo isto (quer saber mais?: leia isto). Sobre a atualidade e os acertos da série Cosmos, recomendo isto.

A série Cosmos pode ser encontrada em locadoras, adquirida em diferentes versões, baixada da rede ou assistida em linha (por exemplo, aqui ou aqui). Assista-a novamente, ou pela primeira vez. Tanto faz.

Terão uma amostra da completa dimensão humana deste cientista-cidadão-pensador que lamentavelmente deixou-nos cedo demais.

LEIA MAIS!

Ciência no Planetário: Carl Sagan


Assista o vídeo desta palestra na versão realizada em Pelotas, RS, na noite de 28/09 (produção dos colegas Virgínia M. Alves, Paulo Krebs e Sérgio Nunes - valeu!).

Palestra: Os 30 anos da série COSMOS: o moto perpétuo de Carl Sagan
Ministrante: Jorge Alberto Quillfeldt / Depto. de Biofísica, IF- UFRGS
Data: quarta-feira, dia 29 de setembro de 2010
Hora: 19 horas
Local: Sala Multimeios do Planetário, Av. Ipiranga, 2000
Bairro Santana, Porto Alegre


LEIA MAIS!