quinta-feira, 4 de março de 2021

A Saga de Carlota - a 1a audionovela de divulgação científica do país e 1a filhota do podcast Fronteiras da Ciência

Do you like this post?

No próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher - uma data fundamental de lutas em todo o mundo - estreará a primeira "radionovela" (ou "audionovela") de divulgação científica do país. A ciência como ela é – A Saga de Carlota é  uma "podfiction" - termo em inglês que se refere ao fato de ser veiculada como podcast, ou seja, um arquivo de áudio portátil, e não através do rádio, como tradicionalmente ocorria - mas não se preocupem, será toda falada em português. 
 
Trata-se de uma versão ampliada da peça em cinco esquetes criada em 2017 pela colegas Carolina Brito e Márcia Barbosa, professoras do Instituto de Física da UFRGS, e apresentada em vários congressos científicos no país e no exterior *. É também o primeiro "filhote" (ou spin-off) oficial do Fronteiras da Ciência, o que nos dá muito orgulho. O projeto foi selecionado para receber o apoio do Instituto Serrapilheira no edital Camp Serrapilheira 2019 de Divulgação Científica.


 
 
N'A Saga de Carlota, a personagem principal, Carlota, narra suas vivências desde a infância de menina curiosa até tornar-se uma cientista estabelecida e comprometida com a causa feminista, lembrando de todos os grandes e pequenos obstáculos que enfrentou. As histórias baseiam-se em relatos verídicos colhidos de muitas colegas cientistas reais, em suas resilientes jornadas enfrentando os múltiplos, e por vezes sutis, tentáculos do preconceito de gênero em nossa sociedade. Mas vão além - talvez para surpresa de alguns(mas) - mostrando que essas mesmas práticas estão presentes no meio acadêmico, que muitos supunham estar "acima" das mazelas comuns a uma sociedade machista. A denúncia resta clara: ainda falta muito que mudar!

Em dez episódios, disponibilizados todas as semanas até maio deste ano, os "causos" são apresentados com bom humor, sem nunca perder a seriedade, e intercalados com informações e estatísticas de estudos sobre o tema. Dissecam, cada um, os modos de tratamento observados e a consequente baixa representatividade de mulheres que se verifica na ciência (especialmente nas ciências exatas - Carlota é Física), fenômeno que se alastra às hierarquias institucionais acadêmico-cientificas, apontando a gravidade de suas implicações. Aliás na página do projeto A Saga de Carlota pode-se encontrar todas as referências citadas, no formato canônico que os cientistas utilizam no seu dia a dia. Ou seja, serviço completo em termos de divulgação científica de primeira linha: arte cientificamente embasada e socialmente engajada.

O saboroso projeto surge da reunião de Carolina e Márcia com Jeferson Arenzon, também do IF/UFRGS, Cristina Bonorino​, imunologista e professora da UFCSPA, e ​Ricardo Severo​, compositor, diretor musical e dramaturgo - um velho amigo dos tempos em que vários de nós éramos astronônomos amadores, antes mesmo de entrarmos na Universidade. Atuando como criadores e roteiristas, produziram essa nova versão que foi gravada por um grupo de atores profissionais sob direção técnica e artística de Severo: estão no elenco, além de Mel Lisboa no papel de Carlota, e Ilana Kaplan e Rubens Caribé como narradores, Eduardo Semerjian, Eduardo Silva, Érica Montanheiro, Fafy Siqueira, Herbert Richers Jr., Jamile Godoy, Nany People, Otavio Martins, Samuel de Assis e Tuna Dwek​. A trilha sonora também original foi especialmente composta e gravada por Ricardo Severo.

A minisérie estréia nesta segunda, dia 8 de março, e, como não poderia deixar de ser, é também o assunto do episódio de estréia da 12a Temporada do Fronteiras da Ciência (ouça aqui dia 8), com Márcia Barbosa, Carolina Brito, Jeferson Arenzon e o resto da equipe do podcast. Não perca!

Escute os episódios aqui:

A Ciência como ela é - A Saga de Carlota

 


 

__________________________

(*) Existe uma versão gravada em estúdio disponível aqui.

Nenhum comentário: