segunda-feira, 12 de setembro de 2011

11/9: uma nova teoria

Do you like this post?
Tentando satisfazer tanto os conspiracionistas ("truthers") quanto os realistas:


- Baseado em minha análise, creio que o governo encenou a colisão e demoliu a torre norte do WTC com explosivos.

- A torre sul, em uma ação simultânea mas descorrelacionada, foi posta abaixo por terroristas de verdade.

- Os conspiracionistas do 11/9 não reagiram bem à minha teoria de compromisso.

10 comentários:

Silva Mestiço da, disse...

Heheheheheh!

Marco Idiart disse...

É esta eu não tinha pensado.

Mas caras, estive lá no lugar. É esquisito. Os guardas não deixam tu chegar muito perto, e tem uns arco-íris estranhos quando o sol está se pondo. Não sei não... acho que as torres ainda estão lá. É tudo jogo de espelhos.

Jeferson Arenzon disse...

Já se sabe que os aviões eram hologramas:

http://wikidumper.blogspot.com/2006/11/hologram-theory.html

Chico disse...

Eu nunca acredito em hipóteses conspiratórias porque não se consegue manter sequer um segredo irrelevante, nem quando há apenas meia dúzia de envolvidos. Manter um grande segredo envolvendo centenas de "conspiradores" soa-me absurdo. Entretanto, a forma com que as torres tombaram causa uma estranheza compreensível, inclusive em mim.

É raro ver arranha-céus serem atingidos por aviões, por isso não temos expectativas bem fundamentadas de como uma grande torre cairia nessa situação. Porém, a intuição diz que, diante de um dano lateral, uma torre deveria cair com o movimento de rotação de um pêndulo invertido, pela assimetria do dano. A maneira com que desabaram as Torres Gêmeas lembra mesmo uma implosão.

Nunca conversei com um engenheiro civil sobre o assunto, mas arriscaria dizer que a intuição comum está errada porque imagina um prédio como algo bastante rígido, mas que na verdade é bem elástico e articulado em seu esqueleto de metal. Ainda assim gostaria de uma explicação mais detalhada.

Jeferson Arenzon disse...

Podes começar por aqui:

http://www.skeptic.com/eskeptic/11-09-07/

Abs,

Chico disse...

Li todo o link, Jeferson. Esses malditos céticos sempre destroem nossas fantasias. Não acreditam nem no ET Bilu e sua Terra convexa.

Marco Idiart disse...

Mas Chico
As torres não cairam devido ao choque dos aviões. Isso só aconteceria se as torres fossem rígidas. Elas na verdade eram lateralmente macias (esquadrias, divisórias e vidro). Os aviões simplesmente as penetraram.

As torres cairam devido ao efeito do incêndio ns estrutura metálica que sustentava as lages. Foi um efeito dominó, com uma lage caindo sobre a outra. Podes ver claramente no video. Não há por exemplo explosões abaixo da linha do desabamento.

Chico disse...

Na verdade eu sabia que a causa da queda foi a fragilização pelo superaquecimento da estrutura. Mas eu supunha que o incêndio predominaria no lado do impacto. Porém, revendo um vídeo, o avião vara o prédio inteiro de um lado ao outro. O fogo pode perfeitamente ter se homogeneizado.

Silva Mestiço da, disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silva Mestiço da, disse...

Elas na verdade eram lateralmente macias (...) Os aviões simplesmente as penetraram

Entao eh asedio!!!