domingo, 8 de novembro de 2009

Faça sua escolha!

Do you like this post?
(clique na imagem para enxergar as opções)

E depois, prepare-se...







Mais dessas?
Tente aqui...

2 comentários:

Osame Kinouchi disse...

Por puro acaso, esbarrei neste site. achei muito divertido, parece o Diogo Mainardi do anti-neo-ateísmo:

http://neoateismodelirio.wordpress.com/

Não consigo classificá-lo como site cético ou não... E vocês?

Jorge Quillfeldt disse...

Osame,

O blogue que citaste É, de fato, um delírio. O slogan inicial diz "Ceticismo e racionalidade na demolição da ilusão neo-ateísta", e no "about" aparece a seguinte maluquice: "Uma pessoa que é fã da aplicação do método científico para resolução de problemas corporativos, e especialista em ceticismo empresarial, suportado por frameworks de governança e auditoria."[Ahn!?!?!?!??] E prossegue: "Também é um debatedor com especialidade na aplicação do ceticismo para desmascarar charlatães como Richard Dawkins, Daniel Dennett e Christopher Hitchers, além de seus seguidores. Este blog é dedicado a este tipo de escritos."

É um expert.

Ou seja, é um especialista em auto-ajuda para empresários que alega utilizar uma coisa que chama de "método científico" e criou a identidade comercial de "ceticismo corporativo"(Era só o que faltava! Bem, nesta área vale tudo). Precisa demonstrar confiança em seu discurso, pois esse é seu produto principal. Parece um bom orador e demonstra boa articulação no texto. Ele discorre sobre minúcias da obra de Dawkins procurando deslizes e imperfeições - e há muitas. Grandes teólogos do passado era craques em lógica e debatedores sagazes defesa do teísmo mais elaborado, o que não impedia de errarem. Aliás, o mesmo tipo de confiança é mostrado pelo filósofo ultrareacionário Olavo de Carvalho, grande conhecedor da filosofia clássica.

O perfil do blogueiro em questão deixa claro que ele se dedicará a combater esses neoateus com "método científico" e "racionalidade" até eles aprenderem... Gastei alguns segundos vasculhando o blogue dele e descobri que ele chegou a lançar um "desafio", deixando o blogue aberto um mês inteirinho para quem quisesse postar argumentos a vontade, e agora que o período encerrou, não tem mais para ninguém: parece que não apareceu nenhum argumento arrasador contra ele (aparentemente ele está convencido que seu blogue está abafando...). O desafio é encerrado de maneira gentil, assim (confira): "(...)se neo ateu maluco, comunista militante e gayzista histérico quiser dar chiliques, que procure outro blog, pois neste não será mais possível. A moderação aos posts volta, de maneira definitiva." [nossa, fiquei com a maior meda!]

A meu ver, trata-se de um pseudo-cético que explora minúcias contornando as questões mais importantes, como forma de promover seu "produto", um tal de "ceticismo corporativo". Ou seja, é possível fazer picaretagem com o discurso aparentemente anti-picaretagem!?!

Fico pensando se ele não andou acessorando a turma em Dubai...