domingo, 8 de março de 2009

De volta à Idade Média

Do you like this post?
Após 3 anos de violência sexual doméstica, uma menina pobre, subnutrida, e de apenas 9 anos engravidou, de gêmeos. O agressor foi o próprio padrasto. Por pesar 30kg, seu corpo não poderia suportar o parto, e a equipe que a atendeu corretamente interrompeu a gravidez, apoiada duplamente pela lei (estupro e risco de vida para a gestante). Até aí era somente mais um triste exemplo da nossa dura realidade e, infelizmente, não um caso isolado. O que aconteceu em seguida é revoltante. Fomos presenteados, pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, com um dos maiores e mais claros exemplos da hipocrisia e anacronismo da Igreja Católica. O arcebispo excomungou quase todos os envolvidos: a mãe da menina e os médicos, mas não o seu agressor. Chegou a declarar que o aborto era pior do que o próprio estupro ("Estupra, mas não mata!", diria algum político no ostracismo). Poderia ter sido somente uma atitude infeliz do bispo, não fosse sua decisão apoiada pelo vaticano, ou seja, é assim mesmo que tem que ser.


O argumento do bispo e da Igreja Católica, é de que dois inocentes foram assassinados, e que a missão deles é defender a vida.

Então vejamos. Na Bíblia, nos trechos em que a matança é explicitamente quantificada, temos 2301427 pessoas, mas estima-se o número em mais de 33 milhões, mortas por um Deus misericordioso. Destes, quantos não eram bebês, crianças e mulheres grávidas? Quantos morreram nos grandes massacres, quando quase toda a população da Terra pereceu no dilúvio, ou em Sodoma e Gomorra? Quantos eram os primogênitos no Egito? E os filhos de Abraão, Esau, Achan, Saul, etc? A lista é grande.

Quem são, então, esse Dom José e sua igreja, que dizem defender a vida? Como uma instituição, que abriga e acoberta pedófilos e negadores do Holocasto, pode querer ditar o padrão moral de uma sociedade?

E, sim, podem me incluir na lista de excomungados. Duas vezes.


PS: mais detalhes sobre os bispos acusados de pedofilia aqui.

PS2: este post foi, na verdade, uma desculpa para mostrar este vídeo da Amanda Palmer.







PS3 (09.03.09): olhem também o comentário e tirinha do Adão Iturrusgarai.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sem querer mudar de assunto, o político citado é deputado federal pelo estado de São Paulo, eleito em 2007. Os políticos são reflexo da sociedade: mal-preparados, sem-vergonha e religiosos.