segunda-feira, 13 de outubro de 2008

1a Semana Cética da UFRGS na V Semana Nacional de C&T

Do you like this post?


Justamente durante a V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema, este ano, é "Evolução e Diversidade", o Coletivo Ácido Cético articulou-se com o Projeto Ciência no Planetário - Colóquios Eduardo D. Barcelos e organizou um painel completo sobre o Criacionismo e suas diferentes vertentes em constante confronto com a Ciência e o Ensino Laico. Em pleno século XXI, o movimento ressurge com a denominação de Projeto Inteligente (Intelligent Design), uma pseudociência que traz novos desafios à comunidade científica em seus esforços de divulgação e educação.

Após um mini-simpósio introdutório apresentado pelos professores Aldo Mellender de Araújo e Renato Flores, ambos do Departamento de Genética do IB / UFRGS, assistiremos e debateremos dois grandes filmes. O primeiro é O JULGAMENTO DO MACACO (Inherit the Wind, 1960), um clássico estrelando Spencer Tracy, Fredric March, Gene Kelly e Dick York, com diálogos estonteantes em uma envolvente dramatização do julgamento de John Scopes, ocorrido em 1925. No dia 23/10 assistiremos a UM BANDO DE DODÔS - O Circo da Evolução e do Projeto Inteligente (Flock of Dodos, 2006), sofisticado documentário dirigido pelo biólogo e cineasta Randy Olson. Um Bando de Dodôs fará sua premiére nacional neste dia, com legendas preparadas pelo próprio Coletivo Ácido Cético com autorização do diretor.

CARTAZ do EVENTO (clique sobre o mesmo para aumentá-lo, ou baixe aqui)

Não perca essa oportunidade de conhecer um dos grandes embates da Ciência moderna às portas do aniversário de 150 anos da publicação de A Origem das Espécies (veja os originais aqui ou leia a íntegra do texto aqui), a ser comemorado durante o ano de 2009.

Local: Planetário da UFRGS (sala multimeios)

Datas e horário: dias 21, 22 e 23/10/2008, sempre às 19h

Programação * :

Dia 1 - terça-feira, 21/10, 19h

MINI-SIMPÓSIO:
(1) "Teoria da Evolução para Incrédulos"
Renato Flores, Depto. de Genética, IB
(2) "Charles Darwin e o Paradigma da Evolução"
Aldo Mellender de Araújo, Depto. de Genética, IB

Dia 2 - quarta-feira, 22/10, 19h

FILME & DEBATE: "O Julgamento do Macaco" ("Inherit the wind", 1960). Debate com Renato Flores, Aldo Mellender de Araújo e Jorge A Quillfeldt.

Dia 3 - quinta-feira, 23/10, 19h
FILME & DEBATE: "Um Bando de Dodos - O Circo da Evolução e do Desenho Inteligente" ("Flock of Dodos", 2006). Debate com Aldo Mellender de Araújo, Renato Flores e Jorge A Quillfeldt.

Promoção:
Coletivo Ácido Cético / UFRGS
Planetário Prof. José Baptista Pereira / UFRGS
Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS
Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS
Sociedade Astronômica RioGrandense

(*) Baixe o Cartaz aqui.

Um comentário:

Athaydes disse...

Oi Jorge e Pessoal!!


Fui aluno da biologia em Porto Alegre no final do século passado e hoje sou professor de botânica e coordenador dos cursos de biologia aqui no Acre, na UFAC.

Fiquei sabendo do evento que quer promover o debate sobre evolução X criacionismo.
Achava eu que o retorno do obscurantismo e do criacionismo entre nossos alunos era um fenômeno isolado, aqui no Norte, mas pelos relatos vejo que é geral.

Assim, peço por esse o contato das pessoas que estão organizando este evento, para que possam me fornecer cópias dos filmes a fim de que aqui na UFAC eu também puxe uma discussão semelhante. Ou mesmo só repasse este mail pra eles, eu pago o sedex e tal pra vir o filme.

Um grande abraço