sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Alienígenas do passado e o mico dos pseudodocumentários na TV a cabo

Do you like this post?


Ao completarmos 70 dias sem conseguir tempo nem energia (não necessariamente nesta ordem) para postar qualquer coisa neste blogue, somos obrigados a ressuscitar para homenagear o excelente trabalho do "webcomiquer" Carlos Ruas do sítio Um Sábado Qualquer, que já frequentou antes nossas páginas: desta vez ele nos traz um apanhado sobre o fascinante tema dos "deuses astronautas", um clássico favorito entre as pseudociências onipresente nos canais de TV a cabo que supostamente existem apenas para exibir documentários... 

Parabéns, Carlos!

Divirtam-se!




(uma dica do Giuliano Gasparini: valeu, Giuliano!)

6 comentários:

Tiago disse...

Graças a deus que ainda existe gente sã nesse mundo! Ainda, o que dizer de algumas reportagens da TV? E de uns militares que falam o que bem entendem em frente às câmeras? E ministros da defesa? A busca pelos holofotes não tem limites, nem que seja à custa da reputação! Compartilhando...
http://www.youtube.com/watch?v=9NrI9LWr2MI
http://www.youtube.com/watch?v=zm8Vf6deBv4
Abraços

Thiago Cavalcante Carvalho disse...

Então, eu gosto muito desses documentário que estão passando. O objetivo de passarem é óbvio por ser a audiência. Mas por que as pessoas assistem? Ai, nisso ai você errou.

Por mais que você tenha dado uma explicação, ela é apenas parte do motivo. Eu por exemplo gosto de ver pra ouvir e nem inteirar das opiniões dessas teóricos. Claro que tem o entretenimento(apesar de eu não gostar dos elementos de terror dele), mas tem também a parte das opiniões de pessoas que acreditam em certos mistério interessantes e os investigam.

...(continua)

Thiago Cavalcante Carvalho disse...

...

Sendo que aqueles caras não só já acreditam piamente em visitas alienígenas como também acreditam piamente que eles já estiveram aqui antes. Ou seja, eles já partem dessas premissas para os seus pensamentos. Só da pra acompanhar se você partir da mesma premissa. Então se eu perguntar a uma pessoa: Existem aliens? E ela responder: Não; essa pessoa nunca vai conseguir aceitar as hipóteses levantadas no programa. Na verdade ela teria que aceitar a seguinte sequência: O universo pode abrigar vida em outros planetas; essa vida pode evoluir; essa vida pode ficar extremamente inteligente; essa vida pode construir tecnologias; essa vida pode construir tecnologias muito avançadas; essa vida pode construir tecnologias muito avançadas que a tirem do planeta; essa vida pode construir tecnologias muito avançadas que a tirem do planeta e as levem a outros; essa vida pode construir tecnologias muito avançadas que a tirem do planeta e viagem a locais muito longe; essa vida pode construir tecnologias muito avançadas que a tirem do planeta e a levem a planetas com vida; essa vida pode construir tecnologias muito avançadas que a tirem do planeta e as levem a um lugar como a Terra; essa vida pode construir tecnologias muito avançadas que a tirem do planeta e as tragam a Terra; Aos pouco as as possibilidades vão se tornando certezas absolutas na cabeça das pessoas. E então a possibilidade: formas de vida de outros planetas não só poderiam nos vistar mas já poderiam estar visitando surgem. E por fim, a possibilidade: "Essa forma de vida que já pode estar nos visitando pode também já ter nos visitado"; acaba surgindo. Então até ai a premissa é completamente plausível.

...(continua)

Thiago Cavalcante Carvalho disse...

3...

Ah, mas programa mostra um monte de hipóteses estúpidas. Bem logicamente só se pode dizer que são estúpidas usando a ciência e não a mera opinião. E é justamente isso o que eu faço. Se a ideia não faz tanto sentido, é por algum motivo. Geralmente é porque existem uma série de outras possíveis respostas para uma mesma questão ou porque houve ligações equivocadas, falácias no pensamento, invenção ou ajustes de fatos, eliminação de hipóteses não elimináveis, dentre outras coisas. Mas, vez ou outra surge algo extremamente plausível. Algo que se torna muito possível mesmo. E tudo isso torna esses documentários muito bons. Assista alguns dos últimos episódios deles e você verá como tudo ficou mais científico. É claro que pode ser que não surjam respostam. Fora que os pensamentos não necessariamente são bons. Mas a ciência investiga o oculto e o desconhecido. E, mesmo indo atrás de cosias consideradas erroneamente como ridículas ou não científicas, ela se mantem dentro de seus princípios.

Então eu certamente não acho que isso baixa a qualidade desses e os ridicularize. Eu acho até que esse tipo de coisa tenha mais é que ser feito mesmo. Não só pelas possíveis descobertas científicas e formulações de novas teorias mas também refutação de pensamentos e teorias, e principalmente divulgação disso tudo. Alem do mais isso atrai o grande público para a ciência através justamente da curiosidade, e do desconhecido e oculto.

...(continua)

Thiago Cavalcante Carvalho disse...

4...

Agora quer um exemplo de documentário que abaixa o nível e a credibilidade dos documentários em geral?: Sereias; E também: Serias: Novos indícios; essas duas merdas de documentários passam por indícios tão incríveis que praticamente provam a existência de sereias no mundo. Mas tudo não passa de um documentário falso feito mas como uma forma de filme ou entretenimento. Mas em nenhum momento eles informam de uma forma extremamente clara que tudo aquilo era falso(pelo menos eu não lembro disso). Aquilo sim é degradante para os documentários. Não esses dos alienígenas do passado.

Mas no geral eu te entendo e acho que deviam fazer documentários que mostrem teorias sendo refutadas e situações explicadas, como OVNIs sendo identificados. Isso sim deveria ser feito com urgência pelo History.

Thiago Cavalcante Carvalho disse...

Ah cara, me desculpe pelos erros de português e até a falta de certas palavras mas acho que deu pra entender, por alto, o que eu quis dizer.