quarta-feira, 12 de junho de 2013

Teoria de Cordas

Do you like this post?
A Teoria de Cordas (String Theory) ainda é uma das áreas que atrai muitos talentos. É praticamente irresistível a fascinação de encontrar uma nova teoria que funcione onde as melhores teorias já feitas pela Humanidade, a Relatividade Geral e a Mecânica Quântica, falharam. No episódio desta semana do Fronteiras da Ciência, conversamos com Marcelo Disconzi, egresso do IF-UFRGS e agora professor de Matemática na Vanderbilt, sobre a Teoria de Cordas, suas bases, suas pretensões e seus críticos. Outros episódios do FdC podem também ser interessantes para quem gosta do assunto, principalmente a série em 3 episódios sobre Gravitação Quântica (começem pelo terceiro).


Um comentário:

Unknown disse...

Oi Jeferson (e demais colaboradores do blog),

(desculpa a todos pelo teclado sem acentos).

Foi muito divertido participar do programa de radio. Espero que tenha despertado o interesse dos ouvintes. Entao, eu queria indicar alguns links com sugestoes de mais leituras sobre teoria de cordas, fisica de altas e energias a assuntos correlatos.

O "Ars Physica" 'e um blog bem legal onde varios assuntos de fisica sao discutidos de forma seria:

http://arsphysica.wordpress.com/

Um dos melhores blogs de ciencia para o publico geral, na minha opiniao, 'e o blog do Matt Strassler, da Universidade de Rutgers nos EUA. O blog 'e escrito em ingles, mas acho que com um pouco de esforco e ajuda do "google translate" todos os leitores do acido cetico podem se beneficiar. Apesar do Matt ser um teorico de cordas, a maior parte do blog 'e dedicada pra fisica de altas energias em geral. Existem textos muito bons explicando pro leitor leigo o que 'e um campo, uma particula etc. Existem varios textos de alta qualidade sobre a descoberta do boson de Higgs etc. Vale realmente passar um tempo navegando nos varios artigos do blog. Aqui vai o link:

http://profmattstrassler.com/

Finalmente, pra aqueles interessados nas criticas a teoria de cordas, o blog do Peter Woit (tambem em ingles) talvez seja o lugar certo pra comecar:

http://www.math.columbia.edu/~woit/wordpress/

Claro, todos esses blogs discutem uma gama de assuntos variados, independentemente do objetivo principal de cada um deles.

abs,

Marcelo.