ótimo programa. Lembrei-me do meu avô que me contou fascinado sobre a auto-hemoterapia, na semana passada. De acordo com o número incrível de benefícios (inclusive curar artrite e herpes labial!) eu logo vi que devia se tratar de uma falácia. Mas mesmo assim fui pesquisar pra ele e vi que eu estava certa: é um procedimento condenado pelo CFM e pela ANVISA. É realmente preocupante, porque a idéia de "ser curado pelo próprio sangue" fascina mesmo as pessoas.
(Ah, não falo do "tampão sanguíneo peridual" permitido aos médicos anestesistas pelo CFM)
Somos um coletivo de professores e estudantes da UFRGS preocupados com a crescente presença do obscurantismo na cultura brasileira, inclusive no meio acadêmico, que deveria caracterizar-se pelo espírito crítico. Neste espaço pretendemos nos encontrar ocasionalmente para "jantar" e conversar: os pratos preferidos serão pseudociências, crendices, posmodernismo, mistificações e pensamento mágico, alguns, mera picaretagem, outros, equívocos notáveis. Todos evitáveis... portanto, brindemos! *** Alerta de Conteúdo Adulto: Neste blogue não achamos feio discutir religião.
Fronteiras da Ciência
Seu passaporte para a realidade! Baixe e ouça os Podcasts desta e de outras temporadas (desde 2010) em frontdaciencia.ufrgs.br. Estréia todas as segundas-feiras às 13h na Rádio da Universidade
Um comentário:
ótimo programa.
Lembrei-me do meu avô que me contou fascinado sobre a auto-hemoterapia, na semana passada.
De acordo com o número incrível de benefícios (inclusive curar artrite e herpes labial!) eu logo vi que devia se tratar de uma falácia. Mas mesmo assim fui pesquisar pra ele e vi que eu estava certa: é um procedimento condenado pelo CFM e pela ANVISA.
É realmente preocupante, porque a idéia de "ser curado pelo próprio sangue" fascina mesmo as pessoas.
(Ah, não falo do "tampão sanguíneo peridual" permitido aos médicos anestesistas pelo CFM)
Postar um comentário