terça-feira, 13 de abril de 2010

A páscoa também é dos céticos

Do you like this post?

O recém passado feriado da páscoa,
que celebra a parte mais mística do credo cristão (ressureição, ascenção, provas de divindade, etc), contém alguns elementos interessantes. E irônicos. Afinal, não custa recordar que a força persuasiva dessa importante efeméride é precisamente o oposto do que se entende como "credulidade": um cético foi convencido da veracidade do milagre!

Entre os cristãos, São Tomé (ou Tomás) é o símbolo da dúvida ou do "ceticismo". A idéia está representada no belíssimo "A incredulidade de São Tomé" de Caravaggio, acima. Diz-se que São Tomé duvidava da ressurreição de Jesus Cristo e exigia tocar nas feridas dele para se certificar do fenômeno (João 20:24-29). Diz a lenda que ele tocou e acreditou. E o resto da cristandade acreditou no "relato" disso no Novo Testamento (escrito, aliás, muitos anos após o ocorrido - veja também o documentário de um crente bastante crítico, Robert Beckfords).

Ora, nada mais crível que um "cético que foi convencido", certo? Por que eu, que não estive lá, ousaria duvidar?

O melhor golpe de psicologia da persuasão vem ao final desta parábola, para regozijo dos crédulos (aqui numa tradução livre): "Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!"

Voltaremos a falar na validade empírica de "relatos" quando retomarmos o tema dos OVNIs.

Sobre a validade da bíblia, consulte nosso "especialista em tudo-que-há", nos fios soltos (threads em língua matricial) espalhados por toda parte em nosso blogue, que, ao contrário de outros por aí, PERMITE a livre expressão de opiniões, mesmo quando confusas, desinformadas ou mesmo mal-criadas: é o ônus de sermos, além de cientistas, educadores.

E não se assustem com a quantidade de postagens que nosso "especialista" consegue verter (nada como ser jovem e ter tanto tempo livre). A estratégia que ele usa é uma adaptação do procedimento computacional conhecido como ataque de negação de serviço (Denial of Service) onde se visa basicamente tornar os recursos de um sistema indisponíveis para seus utilizadores mediante a saturação ou sobrecarga do mesmo. Daí por que tantas e tantas longas mensagens.

* * *

Fica aqui também o registro do outro feriado que celebramos com alegre ceticismo (esteve por três meses no alto da barra direita de nosso blogue):

Feliz Newtal a tod@s!

Feliz Newtal a tod@s!
É claro que não esquecemos do bom velhinho...

Vínculo desta imagem:
http://coletivoacidocetico.blogspot.com/2008/12/feliz-newtal-para-todos.html

Fonte desta imagem:
http://www.rebelion.org/imagenes/p_25_12_2009.jpg


14 comentários:

Chico disse...

O cara do blog da Nomenklatura é o pai do Israel? São bem parecidos, e insanidade deve ser hereditária. Quem plagiou o discurso de quem? Bizarro e assustador. Quanto mais eu conheço os cristãos fundamentalistas, mas tenho medo de encontrar um na rua. E desenho inteligente é diferente de criacionismo? Tá! Conta outra.

Interessante como o sujeito tenta ganhar credibilidade (sem sucesso, espero) se declarando ex-evolucionista. Se é assim, eu sou um ex-católico, embora tenha me declarado ateu pela primeira vez somente porque achava muito chato rezar.

Apesar de tudo, estou aprendendo algo com essas criaturas. Se eu não gostar de algo, basta dizer que é uma "falácia epistêmica". Ah se eu soubesse disso na época em que minha mãe me forçava a comer vegetais...

Anônimo disse...

Taverna,

To tentando entrar pro Coletivo Acido Cético, mas como eu não gosto de ser maria-vai-com-as-outras, to tendo que passar por alguns testes.

O cara não é parecido comigo! Tudo bem que a barba tenta, mas de resto não dá!

---

Se eu fosse um dos discípulos, além de fazer tanta pergunta para Jesus, também queria "verificar" as feridas... não é sempre que isso acontece! Além do mais, muitos judeus naquela época não acreditavam que isso iria acontecer... nem acreditavam no Messias que eles mesmos tinham nos livros dos profetas.

--

Obrigado pelo "especialista", serviu o chapél...

=)

Chico disse...

No espírito da postagem, me lembrei disto: http://www.diariodeumjuiz.com/?p=556

Alguns já devem conhecer. De qualquer forma, é bastante divertido.

Eli Vieira disse...

Boa noite!

Acompanho sempre o blog de vocês, apesar de não comentar.

Inclusive, confeccionei um banner do CAC para colocar no blog Bule Voador ( www.bulevoador.com.br ).

Estou morando há duas semanas em Porto Alegre, e faço mestrado em genética, no mesmo departamento do Aldo (ainda não tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente, entretanto - mas conheci o Zamora).

Estou aqui para fazer um convite. Gostaria de marcar um encontro com o Coletivo Ácido Cético na próxima semana, no Campus do Vale.

Sou presidente da LiHS, Liga Humanista Secular do Brasil, da qual o Bule Voador é o blog oficial. Neste encontro, além de conhecê-los, quero apresentar a ideia da LiHS a vocês, e discutir assuntos correlatos.

Dêem uma zapeada no conteúdo do www.bulevoador.com.br , e entrem em contato.

Meu email é eli@elivieira.com

Grande abraço!

Eli Vieira disse...

Taverna,

eu tive o "prazer" de ter sido citado no "Nomenklatura". Ganhei as alcunhas de "safado" e "escroto", que achei muito divertidas.

http://pos-darwinista.blogspot.com/2010/04/biologo-de-perguntas-e-respostas.html

Chico disse...

Eli,

Se esse lunático do Nomenklatura fosse muçulmano já teria se explodido. Entretanto, não descarto a possibilidade de ele vir a matar alguém ou explodir o departamento de biologia de alguma universidade. E que tipo de pessoa xinga alguém de ateu? Fanático ao extremo! Tenho uma mistura de medo e pena dessa gente. Ainda bem que são minoria.

Chico disse...

Acabei de assistir a Religulous (http://www.youtube.com/watch?v=mdHAddJ58wE), documentário conduzido pelo humorista Bill Maher cujo título resulta da combinação das palavras "religious" e "ridiculous". Bill entrevista diversos religiosos e alguns céticos expondo as tolices e os perigos existentes na fé religiosa, a qual é contundentemente condenada, sobretudo na conclusão da obra. O documentário tem intenção de promover o ateísmo para não-ateus, portanto não se deve esperar contribuições significativas para a filosofia ateísta. É bastante divertido, porém. Achei particularmente interessante a lucidez demonstrada por alguns membros do Vaticano entrevistados - um inclusive é categórico ao descartar a Bíblia como fonte de verdade científica. Me fez lamentar que a Igreja Católica esteja perdendo espaço para evangélicos e espíritas, muito mais fanáticos.

Devem saber que o Youtube está repleto de humoristas ateus (no humor voluntário os religiosos não conseguem competir), com vários standupers bem divertidos. Para terem uma prévia da linha de pensamento do Bill Maher, olhem http://www.youtube.com/watch?v=95XaE2c12Uo . Gostei do cara. Aqui no Brasil, apesar de sermos menos fanáticos (no geral, gente) que os estadunidenses, nossa mídia ainda está na fase do "religião não se discute".

Chico disse...

Um colega acabou de me passar esse link: http://scienceblogs.com.br/quimicaviva/2010/04/o_que_faz_um_artigo_cientifico.php?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+scienceblogs%2Fbrasil+%28ScienceBlogs.com.br+%3A+Combined+Feed%29

Entre outras coisas, comenta sobre o artigo publicado na Sciense intitulado "Self-Sustained Replication of an RNA Enzyme", do qual eu ainda não tinha ouvido falar. Trata-se da reprodução em laboratório de moléculas de RNA simples capazes de se replicar indefinidamente e produzir moléculas de RNA ainda mais complexas. Não sei se entendi isso direito (alguém da biologia talvez possa dar uma contribuição), mas me parece a descoberta de um importante elo perdido (agora achado) na transição de não-vida para vida no nosso planeta. Inclusive, mecanismos de seleção natural emergiram do experimento. Darwin deve ter dado pulos lá no céu quando publicaram isso.

Jeferson Arenzon disse...

Eu recomendo também outros humoristas céticos que são geniais:

1. Tim Minchin
http://www.youtube.com/watch?v=V0W7Jbc_Vhw

2. Edward Current
http://www.youtube.com/watch?v=USbyb-eed6Y

3. George Carlin
http://www.youtube.com/watch?v=gPOfurmrjxo

e muitos outros...


3.

Anônimo disse...

Acho que sobre os humoristas céticos, vale lembrar Pat Condell. Apesar de muitos ateus criticarem sua agressividade eu gosto dos seus vídeos, mais ácidos que engraçados...
Viva o ateísmo http://www.youtube.com/watch?v=iH0ze9jjFBU&feature=related

Eli Vieira disse...

Confiram também a Margaret Cho:

http://www.youtube.com/watch?v=k4nt4U7YGaI

Anônimo disse...

Algumas fotos da "Semana Santa" no mundo e um texto sobre Freud e a religião no Diário Gauche...
http://diariogauche.blogspot.com/2010/04/religiao-como-delirio-de-massa-e.html

Chico disse...

No blog referenciado pela Nicole há uma foto de uma criança vestida de anjo numa manifestação religiosa. Lembrou-me de um vídeo do Dawskin de que gostei bastante (http://www.youtube.com/watch?v=CULGslK2vrw).

Normalmente não consumo os discursos e os livros dos renomados ateus porque não acredito que possam trazer grandes contribuições para pessoas que são atéias há muito tempo (mais de vinte anos, no meu caso). Entretanto, acho importantíssimo o trabalho de divulgação feito por pessoas como Dawskin e Carl Sagan. Espero que consigam poupar muitas crianças de lavagem cerebral precoce. Quando eu tiver filhos, quem tentar ensinar a eles religião, antes que saibam ler e raciocinar direito, vai comprar uma briga feia.

Jorge Quillfeldt disse...

Bom, já que estamos fazendo recomendações, sugiro esse clipe de Roy Zimmerman, "Creation Science 101", que é genial. E aproveitem para ver esse "comercial" anti-criacionista aqui.