terça-feira, 19 de junho de 2012

Paranóias e Aquecimento Global: uma tabela vale mais que mil palavras.

Do you like this post?


Companhias ordenadas de acordo com o lucro líquido.  Fonte Revista Forbes, dados de 2010.
http://www.forbes.com/lists/2010/18/global-2000-10_The-Global-2000_Prof.html

8 comentários:

Marco Idiart disse...

Será que um executivo da Esso acredita em aquecimento global?

Denner Coutinho disse...

Não há provas conclusivas de que o CO2 seja o responsável determinante do aquecimento global, não se pode testar isso em laboratório. É uma teoria, respeitável? Sim. Porém, não se pode descartar a outra. Agora, quanto a gráficos, sugiro dois: o da correlação, atividade solar x aquecimento global e o dos lucros e dividendos das empresas de crédito caborno e dos produtos "verdes" - que aliás são caríssimos! Outro detalhe: Al Gore é acionista de ambas...

Marco Idiart disse...

Acho que a tabela que coloquei é indicativa que os lucros destas empresas mágicas que ninguém consegue dar o nome, que lucram com uma política ambiental mais racional, é irrisório frente às que lucram com a emissão de gases de efeito estufa.

Por sinal, quem disse que não se pode testar em laboratório o efeito estufa? Qualquer gás menos transparente ao infravermelho (comparado ao ar) é um possível candidato.

Marco Idiart disse...

Ademais acho que tens uma fixação no Al Gore. Ele não é uma figura tão importante ou poderosa assim. Nos estados unidos ele é inclusive meio polêmico. Ele é um cara de família tradicional que após perder a presidência dos EUAs (um grande revés pessoal), resolveu deixar sua marca na história. E obviamente seu famoso filme flerta com a pseudociência. Mas o fato do Al Gore ser o que ele é, isso não significa que a causa que abraçou não é correta.

E cá para nós, se eu tivesse um pouco de grana também investiria em empresas que buscam a proteção do meio ambiente.

Marco Idiart disse...

Fixando no Al Gore, tu personaliza a discussão e facilita para ti. Pois é mais fácil achar defeito num homem do que em milhares de artigos científicos de especialistas.

Não confunda a teoria do aquecimento global antropogênico com o Al Gore.

Jeferson Arenzon disse...

Denner,
Há respostas específicas para os teus argumentos na página que coloquei no post anterior. Em particular, a questão das medidas de laboratório podes ver em

http://www.skepticalscience.com/empirical-evidence-for-co2-enhanced-greenhouse-effect.htm

e

http://www.skepticalscience.com/co2-temperature-correlation.htm

E quanto ao gráfico com a correlação com a atividade solar (onde as curvas divergem nas últimas décadas):

http://www.skepticalscience.com/solar-activity-sunspots-global-warming.htm

Abs,
Jeferson

Jorge Quillfeldt disse...

Caro Denner,

O papel do CO2 no efeito estufa é um fato científico estabelecido nada menos que em 1896!!!!
Leia o paper, escrito por ninguém menos que Svante Arrhenius, aqui.

Para conheceres a história do conceito de aquecimento global, suas idas e vindas, e principalmente das VERDADEIRAS discórdias científicas (hoje superadas), leia "The Discovery of Global Warming". Tais debates científicos sobre esse ponto do CO2 e sobre o próprio aquecimento global ocorreram ANTES do conjunto de dados experimentais atingir o nível atual de qualidade (além da extensão geográfica e temporal), que permitiu embasar uma interpretação essencialmente unitária do fenômeno, aquilo que se chama de "consenso científico". Claro que ele pode mudar, TUDO em ciência é discutível, mas as evidências para abalar um tal consenso terão de ser notáveis: "Proposições extraordinárias exigem provas extraordinárias" (Carl Sagan).

OBS.: Eu tinha respondido essa questão antes, na postagem anterior por acidente. Peço desculpas ao Celso que levou a bala perdida...

@_snatos disse...

Evoluindo o debate.

Acho que o mais importante mesmo é buscar o desenvolvimento do ciclo de vida dos produtos, pois:

1) O pessoal em ascensão social vai demandar, de modo justo, e vai gerar mais pressão ambiental.

2) Sim, o ambiente como um todo precisa ser melhor compreendido e observado.

Eu abordei o ciclo de vida pois acho (podem chamar de ficção) que a maioria dos produtos deveriam ser extremamente biodegradáveis feito casca de banana. Assim, celulares que não mais prestasse ou obsoletos (do pto de vista de design e apelo social) poderiam ser descartados como semente de romã na terra.

Bruno Santos.