terça-feira, 18 de outubro de 2011

O maluco da semana

Do you like this post?
O "Maluco da Semana" (Wacko of the week) é uma coluna da "Skeptoid Newsletter", editada pelo Brian Dunning (e arquivada aqui junto com detalhes de vários outros malucos em diversos graus). A desta semana é sobre os adeptos do respiratorianismo, ou seja, aquelas pessoas que acham que respirar é suficiente para alimentar o corpo (mais informações, inclusive sobre seu uso militar, aqui). Eis a tradução do texto:



O "Maluco da Semana" de hoje é o respiratorianista (N.T.: respiracionista???)  Wiley Brooks.  Respiratorianos (N.T.: ???) são aqueles que acreditam que podem obter todos os nutrientes que seus corpos necessitam somente respirando... não precisando de alimentos.


Você pode se juntar ao seu Breatharian Institute of America. Afinal, ele tem uma longa história. Ele viveu, em vidas passadas, como:

ADAM, ZEUS, ENOCH, JESHUA (JESUS CHRIST), JOSHUA, ELIJAH, JOHN THE BAPTIST, ST. FRANCIS OF ASSISI, KUTHUMI, BALTHAZAR (KING OF SYRIA), MUGHAL EMPEROR SHAH JAHAN (Construtor do TaJ Mahal em Agra, India), JOSEPH SMITH e WILLIAM MULHOLLAND.

Ele vem da quinta dimensão. Ele diz que as vacas também, portanto comer carne "não conta" para a prática de evitar comida. O "Double Quarter Pounder with Cheese" (N.T.: o "Quarteirão"?), de fato, tem uma particular frequência básica que o faz, junto com uma Coca Diet, a comida ideal para os respiratorianos.


Seus cursos de como viver como um respiratoriano vão de  $100.000 a $1.000.000.000. Nada mal para aprender como se pede um "Quarteirão". Além disso, ele tem sua própria lista de datas do Fim-do-Mundo, que mantém atualizada até alguns meses adiante, assim você pode investir agora aquele bilhão para aprender como um "Lanche Feliz" pode salvá-lo.

Porém temos que ser justos com Wiley: sua página agora define um pouco diferente o seu respiratorianismo. Ele pode sobreviver "com ou sem comida". Me pergunto qual deles ele pratica? Bem, logo após aparecer no show televisivo "That's Incredible", ele foi visto deixando uma 7/11 (N.T.: cadeia de lojas de conveniências) com uma Slurpee, um cachorro-quente e um Twinkie. Quando perguntado, ele explicou que viver em um mundo poluído às vezes requer que ele polua seu próprio corpo "para equilibrar".

10 comentários:

Sandi disse...

eu ficaria surpresa se não houvesse adeptos... ¬¬

Marco Idiart disse...

E ficaria supreso se os adeptos não tivessem uma bela e lógica explicação para as contradições da seita.

Historias como estas deveriam ser contadas nos jardins de infância, junto com a Branca de Neve e o João do Pé de Feijão, para imunizar as crias deste tipo de doença cognitiva.

Sandi disse...

bem elaboada talvez, mas lógica...aí já tenho minhas dúvidas...a explicação poderia não ter problemas de lógica mesmo não sendo a realidade, mas boa parte das explicações parece ter problemas de consistência interna...

Jeferson Arenzon disse...

Alguns casos de morte associados:

http://whatstheharm.net/breatharianism.html

Marcos Rogério Mota disse...

Em caso de asma, os respiratorianistas ficam com anorexia?

Chico disse...

Fortes candidatos ao Darwin Awards.

Sandi disse...

mas eles morreram por ficar uma, duas semanas sem comer??

sou trí a favor da liberdade de expressão, mas casos como esse, em que uma organização está propagando idéias que claramente põe em risco a vida das pessoas, deveria ser considerado crime...
por exemplo, se eu quiser criar uma organização pra propagar a idéia de que as pessoas devem se incediar pra obter determinado benefício, eu devo ser impedida, não importa se tem um monte de gente disposta a fazer isso...
esse caso do respiracionismo não é tão diferente...

Jeferson Arenzon disse...

Em alguns casos já foi considerado crime, como em algumas seitas religiosas que prometiam o céu (seja o paraíso celestial ou uma carona em discos voadores) e promoviam suicídios coletivos.

Sandi disse...

sim, eu tava pensando também nesses casos...

acho que a lei não deve interferir em questões mais sutis relacionadas às crenças das pessoas e práticas (mesmo que elas não sejam completamente saudáveis), mas existe um limite pra não interferência...

Mauro Paz - Blogger disse...

Quando eu parar de rir vou postar um comentario.