terça-feira, 28 de junho de 2011

Conversas ao Pé do Físico

Do you like this post?
É possível pensar na evolução biológica como a dinâmica de um sistema físico?

Por que a dinâmica do processo evolutivo é tão lenta?

Como podemos entender o surgimentos de novas espécies e a extinção de outras dentro desta perspectiva?

Ciclo de eventos do Instituto de Física/UFRGS na FNAC

FÍSICA DOS SISTEMAS COMPLEXOS E EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

29 de junho de 2011 (quarta-feira) – 19h30min
FNAC - Porto Alegre BarraShopingSul
Av. Diário de Notícias, 300 loja 1113
ENTRADA FRANCA


A Teoria da Evolução descreve a origem e desenvolvimento dos seres vivos, de acordo com a Biologia. Alguns dos pontos centrais nessa descrição são: o aumento gradativo da complexidade dos organismos, as enormes escalas de tempo associadas a esse processo e a diversidade de sistemas biológicos. Nesta palestra iremos abordar essas questões desde o ponto de vista da Física dos Sistemas Complexos. Apresentaremos uma breve introdução aos sistemas complexos, em particular às questões que podem ter relevância para o estudo de processos evolutivos. Como é possível o surgimento de estruturas "ordenadas" a partir de elementos aparentemente aleatórios?

PALESTRANTES:

DANIEL ADRIÁN STARIOLO – professor Associado do Departamento de Física da UFRGS, possui doutorado em Ciências Físicas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e pós-doutorado na Universitá di Roma "La Sapienza". Desenvolve pesquisas teóricas e simulações computacionais nas areas de Física Estatística e Física da Matéria Condensada. Já trabalhou em modelos estatísticos de redes neurais, sistemas desordenados como vidros de spin e vidros estruturais, e em algoritmos estocásticos de otimização. Atualmente desenvolve pesquisas na área de transições de fase em sistemas com interações competitivas. É pesquisador 1D do CNPq e pesquisador associado do International Centre for Theoretical Physics de Trieste.

CONVIDADO ESPECIAL – ALDO MELLENDER DE ARAÚJO
Biólogo, com doutorado em Genética. Professor titular do Departamento de Genética da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular, da UFRGS.. Desenvolve pesquisas na área de Genética Ecológica e Evolução, especialmente com lepidópteros e aranhas; também atua na área de história da ciência e epistemologia, concentrando-se em autores do século XX, brasileiros, ou que tiveram uma relação com a pesquisa no Brasil.


Um comentário:

Claudio Reis disse...

Muito boa a palestra!