sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Ig Nobel

Do you like this post?

O prêmio Ig Nobel é concedido anualmente às pesquisas científicas que "inicialmente nos fazem rir, mas depois pensar". Embora, em alguns casos, essa segunda etapa seja opcional. Ontem, 1/10, foram entregues os prêmios deste ano, com a presença de vários prêmios Nobel (não Ig). Segundo a revista Nature, este é o ponto alto do calendário científico (esta possivelmente seja mais uma diferença entre a ciência e as pseudociências: a ciência consegue rir de si própria). Entre as pérolas deste ano, temos (notem que no link acima, com os prêmios, são listados os artigos onde os resultados foram publicados):

  • Medicina Veterinária: vacas com nomes produzem mais leite do que vacas anônimas.
  • Paz: é melhor ser atingido na cabeça por uma garrafa cheia ou vazia?
  • Química: diamantes produzidos a partir de tequila.
  • Medicina: estalar os dedos causa artrite? O próprio pesquisador estalou os dedos de uma única mão durante 60 anos!
  • Literatura: à polícia irlandesa, por indicar Prawo Jazdy como o maior infrator de trânsito do país. Prawo Jazdy, em polonês, signfica "carteira de motorista".
Na foto acima aparece a vencedora do prêmio de saúde pública, demonstrando o uso do sutiã que se converte em 2 (duas!) máscaras de gás. Vale também a pena dar uma olhada na lista dos anos anteriores, onde aparecem clássicos como o Ig Nobel de Física de 1996 pela explicação de porque o pão usualmente cai com a manteiga para baixo.

Um comentário:

Judy disse...

Prezada,
Sou mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação e pesquiso sobre blogs e ciência. Você poderia dar sua contribuição participando do pré-teste? Se sim, por favor, informe-me via email qual é seu endereço eletrônico.
Atenciosamente,
Judy Tavares
judytavares@gmail.com