terça-feira, 2 de junho de 2009

A Igreja da Cientologia

Do you like this post?

A Igreja da Cientologia, inventada por L. Ron Hubbard, talvez seja mais conhecida pelos seus seguidores (Tom Cruise, John Travolta, Will Smith, etc) do que pelas idéias que propaga, infelizmente. Idéias, aliás, tão polêmicas que há um sem número de páginas dedicadas ao combate dessa religião. Algumas aparentemente humorísticas, outras nem tanto:


www.scientology-kills.org
xenu.freewinds.cx/pt/

Aliás, a própria igreja já nos fornece uma boa dose de humor. Há um bom texto sobre o assunto em um número antigo da Super Interessante, que inicia com uma descrição da mitologia cientologista:

Setenta e cinco milhões de anos atrás, o Universo estava superlotado. Para resolver o problema, o imperador galático Xenu decidiu apelar para o genocídio. Fez trilhões de prisioneiros, trouxe-os até a Terra em naves espaciais e jogou bombas atômicas para acabar com todo mundo. Só que as almas desses seres, chamados thetans, ficaram vagando por aqui até encarnar nos primeiros Homo sapiens. E esse é o motivo de todos os conflitos e angústias da humanidade.



No mesmo texto, temos uma lista de algumas das ideias polêmicas da seita:

Os mandamentos da cientologia
Para ser um cientólogo exemplar, é preciso seguir uma série de preceitos – veja abaixo os mais polêmicos

COMBATERÁS A PSIQUIATRIA
Os psiquiatras são culpados por todas as mazelas do mundo, pois seus tratamentos deixam as pessoas malucas. A religião é contra remédios antidepressivos e calmantes.

EXPULSARÁS OS GAYS
L. Ron Hubbard escreveu que a cientologia é capaz de curar a homossexualidade. Mas, se o processo não desse certo, ele sugeriu que a solução seria “desfazer-se deles [gays] sem nenhum pesar”.

MENTIRÁS E MANIPULARÁS
É legítimo usar todo e qualquer método necessário para “silenciar por meio do medo” os inimigos da cientologia. “A única maneira de controlar as pessoas é mentir para elas”, escreveu Hubbard.

MANTERÁS SILÊNCIO NO PARTO
Para evitar que o bebê sofra traumas psicológicos (engramas) ao sair do útero, a mãe e os médicos devem ficar em silêncio. O ato sexual deve ser silencioso.

NÃO ACREDITARÁS EM DEUS
A cientologia despreza as outras religiões e acredita que Deus, Jesus Cristo, Buda e Maomé, entre outros, são fraudes: invenções que foram implantadas nos thetanos para deixá-los confusos.

EVITARÁS A SOCIEDADE
É preciso manter distância do mundo exterior. Quando estão se preparando para alcançar os níveis mais altos da cientologia, os fiéis não podem ver TV, ouvir rádio, ler jornal, entrar na internet, usar o telefone nem falar com pessoas de fora da seita.

Isso é mais do que suficiente para dar uma ideia da coisa. Esta semana houve um fato interessante, quando a Wikipedia proibiu os membros da igreja de editar os conteúdos (os detalhes estão aqui), por estarem fazendo proselitismo e eliminando as (bem fundadas) críticas. Esta decisão (foi unânime) foi no sentido de proteger a própria Wikipedia, e sua credibilidade, que pretende ser neutra e o mais correta possível. Esse mesmo tipo de tática dos cientologistas é muito usado no YouTube para remover vídeos críticos, por exemplo. Este caso não é, porém, isolado. Mas, enfim, um passo na direção correta e contra a nossa apatia.

(dica da Aline Villavicencio)

Nenhum comentário: