quinta-feira, 6 de novembro de 2008

2009: Ano Darwin!

Do you like this post?

Não perca a sessão de abertura do Ano Darwin, que inclui a palestra do professor Aldo na próxima terça-feira, dia 11/11, às 16h30, no Anfiteatro do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da UFRGS (Campus do Vale, Bloco IV, prédio 43.433, sala 103).

Com esse evento dar-se-á início às comemorações que se estenderão ao longo de todo o ano de 2009.

Como devem se recordar, ao convidá-los para a I Semana Cética da UFRGS, dissemos estar às portas do aniversário de 150 anos da publicação de um dos mais importantes livros da história da Ciência, A Origem das Espécies, escrito por Charles Darwin. Em 2009 também se comemoram os 200 anos de seu nacimento, por isso o ano de 2009 será o Ano Darwin em todo o mundo.

Para abrir os trabalhos do IB / UFRGS em grande estilo, ninguém melhor do que o nosso colega Aldo Mellender de Araújo, professor titular da UFRGS, pesquisador com importantes contribuições na área de Genética Ecológica, atuando principalmente nos seguintes temas: lepidopteros, aranhas, evolução biológica, popul. naturais, polimorfismo. Aldo graduou-se em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1967) e fez doutorado em Genética e Biologia Molecular também pela UFRGS (1973), tendo realizou estágios de pós-doutorado na University of Liverpool, Inglaterra (1975), Universidade Estadual de Campinas (1978) e Cornell University (1976). Atua também na área de história e epistemologia das idéias sobre evolução biológica, sendo membro da Comissão Editorial da revista Episteme, publicada pelo Grupo Interdisciplinar em Filosofia e História das Ciências - GIFHC, do ILEA / UFRGS e, como sabem, integra o Coletivo Ácido Cético.

OBS.: Se quiser ver fac-símiles do clássico "A Origem das Espécies", olhe aqui. A íntegra do texto (em inglês) está disponível aqui.

Imprima e divulgue o cartaz acima!

4 comentários:

Renata Lima disse...

Para maiores informações sobre as comemorações no Brasil e links para alguns dos principais "sites" internacionais
relacionados com as comemorações do Ano de Darwin 2009, acesse:

http://www.ano-darwin-2009.org/

L. Felipe Benites disse...

Olá pessoal, gostaria do contato de vcs, e do professor jorge quillfeldt, pois meus email estao retornando...

Anônimo disse...

Sensacional! Só falta agora a igreja dar as desculpas diretamente para o pesquisador.

Anônimo disse...

opa, faltam aspas no "diretamente", se não fica uma coisa meio do além...