quinta-feira, 24 de abril de 2014

23 de abril, Dia Internacional do Livro!

Do you like this post?

Mantendo a tradição de celebrar sempre com 1-2 dias de atraso as efemérides que se sucedem mais velozmente do que nossa limitada capacidade de reação permite, registro aqui que ontem, dia 23 de abril de 2014, foi o Dia Internacional do Livro.

Embora no Brasil exista também um Dia Nacional do Livro (29 de outubro) é o dia 23 de abril que está internacionalmente dedicado à celebração e memória deste artefato absolutamente central na história da humanidade.

A efeméride restringia-se inicialmente à Espanha, que a celebrava desde 1923, tendo sido internacionalizada pelas mãos da UNESCO muito mais recentemente: apenas em 1995.

Este dia era tido como sendo a data da morte de Miguel de Cervantes e a UNESCO consolidou a efeméride reunindo-a com a coincidente data da morte de William Shakespeare. Na verdade, porém, Cervantes morreu um dia antes - o enterro é que foi nesta data - e como na Inglaterra vigia o calendário juliano, sua morte ocorreu, de fato, 11 dias depois da de Cervantes. Mesmo assim, tal incrível proximidade nas vidas de 2 dos maiores escritores-pioneiros da literatura ocidental (Camões precedeu-os, desaparecendo 36 anos antes) e a aparente coincidência desta data - 23/4 - fez com que a UNESCO adotasse essa escolha com naturalidade.


Outros importantes escritores nasceram ou morreram nesta data, como Garcilaso de la Vega (no mesmo ano que os dois acima!), Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.

Daqui a dois anos deveremos ter GRANDES celebrações, pois serão os 400 anos de sua morte!

Quem sabe não fazemos as duas datas serem feriados no Brasil, uma por semestre? Dias de leitura em massa por todos os rincões de Pindorama!!!

O Brasil precisa aprender a valorizar o livro!

Saudações bibliófilas!



Nenhum comentário: