quinta-feira, 8 de março de 2012

Grupo de Acadêmicos repudia divulgação de conceitos criacionistas

Do you like this post?
Parabenizamos nossos bravos colegas que com distinta clareza tiveram a coragem de colocar os pingos nos "i"s (correspondência enviada por um grupo de Acadêmicos ao presidente da ABC, em 6/3/2012):

"O grupo de Membros da Academia Brasileira de Ciências signatário desta correspondência, atuantes na área de Genética, manifesta a sua preocupação com a tentativa de popularização de ideias retrógradas que afrontam o método científico, fundamentadas no criacionismo, também chamado como 'design inteligente'.

Na qualidade de militantes da área de Genética no Brasil, vários de nós tendo passado por cargos na Sociedade Brasileira de Genética ou como membros de Comitês Assessores da área nas agências de fomento, sentimo-nos afrontados pela divulgação de conceitos sem fundamentação científica por pesquisadores de reconhecido saber em outras áreas da Ciência."

Atenciosamente,

Fausto Foresti

(em 06/03/2012, na página da Academia Brasileira de Ciências)




6 comentários:

Chico disse...

Iniciativa louvável. Alguns profissionais e pesquisadores da área da saúde deveriam também ter as mesmas coragem e responsabilidade, deixar de complacência e finalmente se manifestar contra o acolhimento das terapias alternativas nas entidades que deveriam estar comprometidas com as práticas eficazes e com o rigor científico.

Cicero-Escobar disse...

Alívio!
Quando já sem argumentos para se defender, acabam fazendo como o Eberlin (membro da ABC), atacando, de maneira pueril, a filosofia da ciência: "Às favas com Popper e sua demarcação! Pois o que queremos não é demarcar a ciência, ou obedecer a Popper ou
qualquer outro “pai da ciência”! Queremos encontrar a resposta certa, não a “cientificamente aceitável”.
Remova-se então a demarcação de Popper, pois ela estaria prestando um grande desserviço justamente a quem
deveria servir. Estaria deixando de fora o que ela deveria estar acolhendo: a resposta certa!"

(http://www2.unesp.br/revista/?p=1036)

Chico disse...

Cícero, me dei ao trabalho de ler o texto do Eberlin.

Não sei se é porque tenho conhecimentos e conceitos imaturos sobre a ciência, sua filosofia e o debate acerca da TDI, mas quando me dizem que a teoria da Evolução é falsa porque alguns aspectos seriam impossíveis segundo alguns, me soa como alguém defendendo que uma inteligência superior nos manda chuva porque é impossível a água, que está aqui embaixo, aparecer magicamente lá em cima.

Estou errado ou é só o velho argumento ad ignorantiam mesmo? Será que essa turma é mesmo tão intelectualmente desonesta? Burro o Eberlin não deve ser.

Cicero-Escobar disse...

E isso é apenas um aperitivo. Eberlin é conhecido por divulgar com paixão o DI:
- http://www.youtube.com/watch?v=10w8QF5f8xI

- http://www.fomosplanejados.com.br/

certamente ele não é o único, mas seu livro digital é particularmente um extremo do sensacionalismo pseudo-científico

Mauro Paz - Blogger disse...

Se tirarmos as demarcações então poderiamos justificar um cálculo matemático simples como 2 + 2 poderia ser igual a 5, e duvidar que essa soma daria 4.

E Sr Eberlin não se justifica a não ser por sua paixão(fé), e só, não tem mais conteúdo.

Mauro Paz - Blogger disse...

Acho que ele só quer aparecer, sempre vai existir pessoas ou grupos organizados que iram defender esse tipo de conceito, eles sempre estão a espera de algum cientista fale algo que possa servir de argumento, e se justificam, "foi um cientista que disse!!!!".