sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Concurso: novo logo para o "Fronteiras da Ciência"

Do you like this post?
Antes de iniciarmos a 3a temporada do "Fronteiras da Ciência" em março/2012, estamos promovendo um concurso para a seleção de um novo logotipo para o programa, que acompanhará a nova página que está sendo desenvolvida. Interessados em participar devem ler atentamente as regras abaixo antes de submeter suas propostas.

Participe!

Regras do Concurso:

1. Esse concurso tem como objetivo escolher um logotipo para oprograma "Fronteiras da Ciência", cuja página oficial é http://frontdaciencia.ufrgs.br .

2. O logotipo vencedor será escolhido pelos produtores doprograma com base em critérios que incluem, mas não se limitamà criatividade, estética, conteúdo sugestivo/evocativo, leveza,coerência com o perfil do programa, etc.

3. O logotipo escolhido será considerado como uma proposta, epequenas modificações e adequações ainda poderão ser solicitadas ao autor oua terceiros.

4. Ao submeter uma proposta, seu autor declara estar de acordo comque:
(a) o logotipo, mesmo não sendo o escolhido, seja amplamente utilizado para a divulgação doprograma, tanto na página oficial quanto em outros meios, por tempo ilimitado;
(b) nenhuma compensação financeira poderá ser exigida por taluso.

5. Os produtores do programa se comprometem a:
(a) divulgar a autoria do logotipo junto aos créditos napágina do programa;
(b) não utilizá-lo para nenhum fim comercial que objetivelucro financeiro.

6. Terão preferência as propostas de logotipo que incorporem os elementos visuais exemplificados abaixo (as imagens devem estar em domínio público), mesmo com variações, para manter a identidadevisual mínima que o programa utiliza há dois anos. Esses elementos são:

- o microfone antigo (em qualquer das duas versões);














- a cuia de chimarrão.
7. As propostas devem ser submetidas até o dia 30.03.2012 exclusivamente pelo email de contato na página do programa (frontdaciencia@ufrgs.br). Para ser considerada, cada proposta deve conter:

a) A imagem do logotipo em formato jpeg ou pdf.
b) Nome, endereço, idade e CPF do autor.
c) Uma declaração de autoria da imagem e de concordancia com as regras estabelecidas aqui.
d) A imagem deve ter uma licença "Creative Commons" (ou semelhante), detalhes em http://creativecommons.org/ .


O resultado final será divulgado em até 30 dias após o encerramento do concurso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Só passei rapidinho aqui para convidar todos vocês para visitarem o Blog: www.paradoxojovem.blogspot.com Nele a gente fala sobre vários e diferentes assuntos jovens, troca idéias, planeja coisas, etc.!
Espero todos por lá, serão muito Bem-Vindos! Espero que curtam as postagens e sejam felizes participando diariamente! É tudo por vocês lá! Abração

Chico disse...

Tenho muito pouca habilidade em desenho e tratamento digital de imagens, mas venho sugerir um conceito de logo que poderia ser desenvolvido por alguém mais hábil na arte gráfica. Pensei numa balança, daquelas clássicas, de dois pratos, como a 'balança da justiça' daquela estátua. Um dos pratos conteria um cérebro humano, representando a razão. No outro prato haveria uma coleção de objetos simbolizando religiões, superstições e pseudo-ciências. E a balança estaria pendendo para o lado do cérebro, representando o esperado triunfo da ciência e do secularismo. Ficaria faltando, entretanto, os dois elementos-chave sugeridos. A cuia eu acho difícil incluir nessa proposta, mas o microfone - correndo o risco de fazer algo esquisito - poderia constituir a haste vertical central da balança, se for necessário incluí-lo.

Enquanto escrevia esta mensagem, me veio à mente uma outra idéia semelhante: a cuia contendo alguns objetos representando aquilo que o programa nos permite sorver (como um chimarrão) - secularismo, ateísmo, ciência e racionalidade.

Se alguém quiser concretizar qualquer uma dessas propostas (diante da minha inabilidade em desenho), deve sentir-se livre para fazê-lo sem qualquer compromisso autoral comigo. Na busca que fiz por imagens no Google não encontrei uma concretização das idéias que pus aqui. Podem ser inéditas.