segunda-feira, 11 de julho de 2011

Pobre Sokal

Do you like this post?
"Pobre Sokal" foi como Derrida, um dos pós-modernistas criticados por Alan Sokal descreveu a paródia que discutiremos no programa de hoje, 11/7, do "Fronteiras da Ciência". Muito pelo contrário! Sokal e Bricmont, no livro "Imposturas Intelectuais" descrevem a paródia e sua motivação, e discutem inúmeros exemplos, de autores como Lacan, Derrida, Deleuze, Kristeva, etc, que ilustram o problema do pós-modernimo. Ali vocês vão descobrir porque [;\sqrt{-1};] (número imaginário, [;i;]) pode ser associado ao membro erétil masculino ou porque a mecânica dos fluidos, ao contrário da mecânica dos sólidos, é uma teoria feminina e, por isso, menos desenvolvida. Então, não percam o episódio de 11/7:




Detalhes no site do programa!

4 comentários:

Chico disse...

Eu não sabia o que é pós-modernismo. Obrigado, Fronteiras da Ciência, por ampliar minha cultura.

Foi dito que o pós-modernismo praticamente não existe mais como movimento organizado. Porém, parece ter deixado um legado gigantesco. É impressionante a quantidade de pessoas que, a título de ampla tolerância de ideias diversas, deprecia a robustez do conhecimento científico atual. Várias vezes, quando digo que algo não tem suporte científico e soa absurdo, me respondem que muitas coisas antes absurdas são agora tidas como verdadeiras - quase concluindo que tudo o que parece absurdo hoje um dia será proclamado verdade científica.

Osame Kinouchi disse...

Sabiam que o Derrida filósofo é primo do Derrida físico?

Jeferson Arenzon disse...

Não sabia!! Que diferença!

Silva Mestiço da, disse...

Enquanto alguns tentam dar mais objetividade às ciências sociais, alguns adversos à razão tentam subjetivar até as ciências naturais...
Não existe "a verdade", tudo depende do ponto de vista, "a verdade da ciência moderna" não é superior ao conhecimento produzido por uma tribo do interior da Ásia há trocentos mil anos e bla bla bla... Quanto o politicamente correto é só chato, vá lá, mas quando irracional, precisa ser desmascarado!