quarta-feira, 18 de maio de 2011

O fim do mundo é o fim!

Do you like this post?
De acordo com o pastor evangélico americano e radialista (como alguns de nós) Harold Camping de 89 anos, o mundo deverá acabar ainda este ano. De fato dia 21 de maio, às 18h no horário da costa oeste dos Estados Unidos, deve ocorrer o "arrebatamento" onde em ato contínuo ( ou talvez sincronia ) Jesus voltará e os cristãos (ou alguns cristãos) serão levados ao céu para encontrá-lo. O interessante vem depois de 5 meses. Dia 21 de outubro, ocorre o fim do mundo per se. Puff! E, óbvio, os cristão arrebatados se safarão e serão abençoados com a convivência divina ... por toda a eternidade.

Muitas coisas devem levar um fanático a fazer profecias de fim do mundo. Mesmo tendo feito elas antes e passado vergonha. Sim, Harold Camping tinha previsto isto tudo para 1994 (a foto acima é de uma outra previsão, de autor desconhecido). Mas ele errou os cálculos. Foi um banho de água fria na congregação. Imagina a frustação dos beatos de não ver todos aqueles pecadores despudorados queimando no fogo final. Mas agora, aparentemente, depois de 17 anos pensando o pastor está convencido. Até investiu num pouco de propaganda. Recebi um dos folhetinhos dele no metrô de Nova Iorque na semana passada. Estou levando um exemplar para o meu museu cético.

Sinceramente estou cansado de analisar fanáticos. Atrás do discurso grandiloquente tem sempre uma assustadora pequenez. É como novela de mistério onde no final o culpado é o mordomo. Para mim o interessante é deus. Que diabo quer deus? Se ele quer nos comunicar o fim do mundo, porque ele não comunica isto num lugar mais fácil de ver? Porque não bota na contra-capa da bíblia, por exemplo? Bom, se ele não quer, então não bote em lugar nenhum. Mas agora, botar a informação na bíblia em forma de charada só para ser descoberta pelo Pastor Harold, e ninguém acreditar? Porque? Porque?

Um comentário:

guilherme.atencio disse...

Para quem sabe inglês:
http://xkcd.com/900/