segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Especial de Fim de Temporada: das dúvidas atrozes que nos atormentam...

Do you like this post?





4 comentários:

Chico disse...

Sempre achei que insistir no mito do Papai Noel fosse apenas mentir para crianças por causa de uma adequação irrefletida a um comportamento de massa. Entretanto, no programa vocês sugerem que o mito é benéfico às crianças. Se não entendi errado, pergunto: há evidências de alguma vantagem que crença no mito conferiria às crianças, sob qualquer aspecto? Se sim, quais seriam essas vantagens e como o mito as produz? E, indo mais fundo, quais tipos de mitos seriam mais benéficos às crianças? Será que alguém já pesquisou sobre isso?

Jeferson Arenzon disse...

Oi Chico,

Não dizemos que manter o mito seja benéfico para a criança, mas sim que elas, ao descobrir a conspiração, não se sentiam traídas ou enganadas. As razões são várias. A "desconversão" mostra a saída da infância (o que chateia mais os pais) e a entrada no clube dos que sabem a "verdade", o que é gratificante. Além disso, não foi algo inventado por seus pais apenas para enganá-la, mas é o que se chama de "mentira branca", ou seja, as intenções são boas, além de ser uma mentira coletiva. Para mim, seria um problema se a criança seguisse acreditando em Papai Noel na vida adulta. Mas melhor não levar a discussão por esse caminho... :-)
Abs,

Chico disse...

Pelo que lembro da minha infância, um dos motivos que me fez desconfiar do Papai Noel foi a enorme diferença entre os presentes das crianças. O mito diz que o Noel não discrimina por classe, mas, por eu ter estudado em escola pública, acabei percebendo facilmente que meus presentes eram mais sofisticados (caros) que os da maioria das crianças (pobres). Depois foi só achar a evidência material (presentes escondidos no guarda-roupa). Hoje já estão ensinando a verdadeira natureza do Noel, como podem ver no vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=0P1ozDSIe1I

Marcos Rogério Mota disse...

Muito divertido o programa, no melhor sentido do termo. Abrs!