domingo, 10 de outubro de 2010

Palestra: Números, quando falha a intuição

Do you like this post?
Na próxima quarta-feira, às 19:30 na fnac do Barra Shopping (Porto Alegre) farei uma palestra dentro do projeto "Conversas ao pé do físico" do Instituto de Física da UFRGS. Entrada franca. Na sequência, teremos um pocket-show do Daniel Wolff.





A íntegra do release está aqui:

QUANDO A INTUIÇÃO FALHA: GRANDES (E ÀS VEZES PEQUENOS) NÚMEROS

Saber fazer contas, e outras operações matematicamente complexas, não é exclusividade dos seres humanos. A diferença é que estes às vezes as fazem conscientemente. Embora tenhamos evoluído usando os dedos para contar, adquirindo assim intuição para pequenos números, nossa intuição para probabilidades costuma falhar. Na outra ponta do espectro, para grandes números (número de moléculas, tempos geológicos,etc.), não temos nenhuma
intuição. Nesta palestra vamos ilustrar várias destas situações e discutir suas consequências.

Jeferson J. Arenzon é professor do Instituto de Física da UFRGS e pesquisador do CNPq. Possui diversos trabalhos publicados em revistas internacionais em temas variados de Mecânica Estatística.

Participação especial – Daniel Wolff , primeiro Doutor em violão do Brasil, é um dos mais destacados músicos brasileiros da nova geração. Catedrático de violão da UFRGS, onde criou o curso de Mestrado em Violão. Profissional versátil, além da carreira como concertista atua intensamente como didata, compositor e arranjador, pelo qual recebeu o prêmio Grammy.

13 de outubro de 2010 (quarta-feira) – 19 h e 30 min.
fnac Porto Alegre BarraShopingSul
Av. Diário de Notícias, 300 loja 1113

Nenhum comentário: