segunda-feira, 5 de julho de 2010

Estamos sós no Universo?

Do you like this post?


escute nosso podcast

5 comentários:

Anônimo disse...

Queria sugerir um texto para vocês. É uma entrevista do Ian Hacking, filósofo da ciência. Vale a pena ler. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-71822009000300021&script=sci_arttext

abraço

Chico disse...

Não acho que os ETs seriam hostis a nós se nos visitassem. Uma missão extraplanetária teria necessariamente grande participação de cientistas e de governos civilizados. Provavelmente a curiosidade dos visitantes por nosso planeta e pela nossa cultura suplantaria impulsos de dominação e exploração.

Podemos usar como exemplo nossa própria postura aqui na Terra. A humanidade já desenvolveu um enorme pudor contra a brutalidade, o qual já está bastante enraizado na nossa cultura. A escravidão, por exemplo, onipresente na História, é agora inaceitável; e qualquer massacre muito menor que o Holocausto teria intenso repúdio dos povos civilizados. Se descobríssemos hoje uma nova tribo na Amazônia com pessoas de quatro braços, estou certo de que eles não seriam massacrados, pelo menos não com o apoio do governo e da população.

Apesar de tropeços, como a recente intensificação do fanatismo religioso até no ocidente, ainda acho que a humanidade caminha predominantemente para frente. E os eventuais ETs que teriam tecnologia para chegar aqui devem estar ainda mais "humanisticamente" adiantados que nós.

Chico disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Simone disse...

gostaria de concordar contigo, mas não acho que sejamos exemplos, aindo hoje a intolerancia e as guerras predominam e não só por questoes religiosas. Quanto aos ETs, duvido que possamos estabelecer contato com qualquer outra forma de vida, como disse aquele cientista britanico, compreender os ETs vai ser como ensinar mecanica quantica a macacos.

Eli Vieira disse...

Parabéns pela iniciativa do programa Fronteiras da ciência!

Vou divulgar no BuleVoador.com.br neste fim de semana, vocês merecem.

Um abraço,
Eli