domingo, 8 de novembro de 2009

Carl Sagan Day: 9 de novembro de 2009

Do you like this post?
Hoje é o primeiro Dia Carl Sagan! A proposta foi concebida para celebrar o que seria o aniversário de 75 anos do grande astrônomo e divulgador que nos deixou há 13 anos. Neste último sábado, 7/11 realizou-se um grande evento de divulgação científica + espírito crítico no Broward College em Davie, Florida. Os convidados de honra foram James Randi, Phil Plait (do Bad Astronomy), David Morrison (NASA Astrobiology Institute) e D.J. Grothe (apresentador de Point of Inquiry).

Não serei original, clonarei as palavras de PZ Myers do Blogue Pharyngula para ir direto ao assunto: a idéia é que passemos o dia inteiro embasbacados com as maravilhas do cosmos, além de continuarmos ranzinzas e completamente céticos com relação ao "sobrenatural"... Hmmm, alguns de nós já celebramos o "Dia Sagan" todos os dias, mas vá lá, nunca é tarde para se começar!

Bem, este ano também nossa Universidade comemora seus 75 anos, e como neste mesmo mês o Planetário da UFRGS completa seus 37 anos, celebraremos com um duplo colóquio onde abordaremos inicialmente a vida e obra desse cientista, seguido de uma discussão dos rumos da educação astronômica no Brasil.

Na primeira parte, o prof. Jorge A. Quillfeldt (Depto de Biofísica, IB, UFRGS) apresentará uma apreciação da trajetória de Carl Sagan que, além de notáveis contribuições científicas e tecnológicas, foi personalidade popular que influenciou inúmeras carreiras científicas. A seguir, a profa. Maria Helena Steffani, diretora do Planetário e presidente da Associação Brasileira de Planetários, (ver também aqui), apresentará uma avaliação da educação científica no país, especialmente em astronomia, tendo como base os recursos materiais disponíveis pelo país. A idéia é discutir os rumos da educação científica da população em geral, tarefa básica da chamada "popularização da ciência" mas que em nosso país ainda é muito rarefeita.

Um debate necessário, e que exige, cada vez mais, boas idéias e firme determinação de governantes, cientistas e educadores.

Todos estão convidados: quarta-feira, 11/11, 19h, no Planetário da UFRGS!

Serviço:

*****************************************************

CIÊNCIA NO PLANETÁRIO
ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO DO PLANETÁRIO
Colóquios Eduardo D. Barcelos - Ano VI

*****************************************************

"Os desafios da popularização da ciência"

Colóquio # 1:

Carl Sagan, paixão pela ciência

Jorge A Quilfeldt
Depto de Biofísica, IB - UFRGS

Colóquio # 2:

Planetários para o Brasil
Maria helena Steffani
Depto de Física, IF - UFRGS &
Planetário Prof. José Baptista Pereira

Data: quarta-feira, dia 11 de novembro de 2009

Hora: 19 horas

Local: Sala Multimeios do Planetário
Av. Ipiranga, 2000 - Bairro Santana, Porto Alegre

Entrada Franca

Promoção:

* Planetário Prof. José Baptista Pereira (UFRGS)
* Sociedade Astronômica RioGrandense (SARG)
* Pró-Reitorias de Extensão e de Pesquisa da UFRGS

Saiba mais: http://www.planetario.ufrgs.br/cnop.html

Sítio do Planetário: http://www.planetario.ufrgs.br

===========================================

Um comentário:

Jeferson Arenzon disse...

A revista Skeptic disponibilizou uma série de artigos sobre Sagan:

http://www.skeptic.com/eskeptic/09-11-04