quarta-feira, 17 de junho de 2009

Esclarecimento

Do you like this post?

Nota de Esclarecimento aprovada pelo Conselho da Unidade do IF-UFRGS e publicada na página do instituto em 15-06-2009:

Os Professores e Pesquisadores do IF-UFRGS discordam profundamente do conceito de Ciência apresentado no evento intitulado "1ª Semana Ciência e Espiritualidade na Universidade”, infelizmente patrocinado por esta universidade de 8 a 13 de junho de 2009.
Cabe também esclarecer à comunidade que a utilização de pretensas noções de Física Quântica em encontros dessa natureza é fortemente rejeitada pela comunidade científica nacional e internacional da área de Física.

10 comentários:

Fernanda Poletto disse...

Apoiado.

Osame Kinouchi disse...

Existem alguns ótimos posts no Dragão de Garagem sobre o "Quem somos nós?"

http://dragaodagaragem.blogspot.com/2007/05/o-guia-ctico-para-assistir-what-bleep.html

Toshiro disse...

Caro Jeferson,

Vejo com tristeza mais um caso de apoio por parte de universidades públicas a eventos pseudocientíficos.

um abraço

Toshiro

Osame Kinouchi disse...

A universidade não é a ponta de lança do racionalismo, mas o último bastião contra o irracionalismo.
Talvez seja melhor pensar em novas estratégias. Em uma guerra cultural, não adianta vencer pequenas batalhas mas perder no atacado...

Paulo Francisco Slomp disse...

Fiquei curioso em saber se o Conselho do Instituto de Física da UFRGS elaborou e publicou uma nota semelhante por ocasião (faz alguns anos...) do Curso de Extensão oferecido pela UFRGS "A Prova Científica da Existência de Deus" http://www.rcgg.ufrgs.br/extensao1.htm.

Agradeço a informação.

Saudações universitárias.

Jeferson Arenzon disse...

Caro Paulo,

Naquele momento nao havia uma mobilizacao contra esse processo
de medievalizacao que ocorre agora. Essa mobilizacao existe hoje,
na forma do Coletivo Acido Cetico, e levou a nota na pagina do IF.
A nota tambem e pertinente pelo (mau) uso de Fisica Quantica (basta
olhar as apresentacoes feitas no evento), e entendemos que um
curso de extensao envolvendo tal assunto (ainda mais de forma tao
polemica) deve ter o aval do nosso instituto antes de poder colocar
o nome da universidade embaixo.
Abracos,
Jeferson

Marco Idiart disse...

Caro Slomp

Eu acho que a universidade deve ser cuidadosa com a sua interface com a sociedade. Se oferecemos um curso de extensão ele deve corresponder a uma atividade que haja um mínimo de competência por parte dos docentes envolvidos. O mesmo vale para eventos. A ufrgs deve cuidar para que os eventos sejam harmoniosos filosoficamente e tecnicamente com o seu corpo docente.

O evento em questão se disse científico e tratava de assuntos e questões ditas de âmbito da física. Curiosamente, apesar do Instituto de Física da UFRGS ser relativamente bem conceituado em qualquer parâmetro de excelência de pesquisa de física e de ensino de física, nenhum de seus docentes foi convidado para o evento ou participou como consultor dos trabalhos submetidos quando o assunto era física. Mas isto é fácil entender. As interpretações da física apresentadas no evento são algumas delas especulativas, algumas não científicas e algumas completamente equivocadas. E, certamente, rejeitada pela grande maioria dos pesquisadores sérios em física inclusive aqui dentro.

A organização do evento decidiu não trazer o contraditório, por motives creio eu religiosos. Claro que isto é um direito deles. Qualquer um pode fazer um evento sobre o que quiser. Quem não pode é a UFRGS! A UFRGS tinha obrigação de condicionar o evento à presença da sua visão da física. Pois a visão da física da UFRGS é a visão do seu Instituto de Física, por coerência interna. Isto criou esta esquizofrenia que nos levou a publicar o esclarecimento.

As pessoas confundem liberdade acadêmica com liberdade pessoal. Somos servidores da UFRGS, não é a UFRGS que está ao nosso serviço. Não estamos aqui para fazer o que bem entendemos sob a proteção de um emprego estável e uma credibilidade emprestada. Não ganhamos um premio quando passamos no concurso de professor da UFRGS, ganhamos uma responsabilidade.

Abraço
Marco Idiart

danpos disse...

Apoiado.

Michael disse...

Apoiado!

Anônimo disse...

Alguém tem as pérolas que foram ditas nesse simpósio?? Gostaria muito de dar algumas risadas...