segunda-feira, 12 de maio de 2008

Você sabia que a terra nunca foi plana?

Do you like this post?
Vou falar de um texto que me chamou a atenção lá no Projeto Ockham: O mito da Terra plana , escrito pelo Windson Porto Reis. O texto fala sobre o mito de que as pessoas e a Igreja durante a Idade Média acreditavam que a Terra fosse plana. Ou você nunca viu o episódio do Chapolin sobre Cristovão Colombo?

Nada podia ser longe da verdade! O pensamento filosófico medieval foi muito influenciado pelo pensamento filosófico grego. Isso fica evidente no fato de que, assim como Aristóteles pregava, a crença comum era de uma Terra redonda, no centro do Universo.

Existiram alguns autores que desafiaram essa noção, baseados em um leitura literal da Bíblia. Mas eles nunca chegaram a ter importância ( ou você conhece o monge Cosmas Indicopleustes?). Santo Agostinho, grandes teólogo cristão, acreditava na idéia de uma Terra esférica.

E toda a disputa entre Galileu e a Igreja se deve ao fato de que Galileu apoiava o heliocentrismo, enquanto a Igreja apoiava o geocentrismo.

Portanto, próxima vez que ouvir ou ler alguma coisa sobre esse mito, faça sua parte e corrija essa injustiça com as pessoas da Idade Média. =]

Recomendo a leitura na íntegra do texto do Windson: vários detalhes que eu não comentei aqui são bem explicados lá.

Nenhum comentário: